Autor: Isaias Malta
Comprei a minha atual bicicleta, equipada com suspa Rockshox SID, em 29/maio/2018. No dia 27/agosto/2018 levei na oficina Maori Cycles para o Sidnei revisar a suspensão.
Apesar do pouco tempo, calculo que a bike já rodou mais de 1.000 km, ou seja, já estava bem a tempo de seguir a orientação da Rockshox que determina a substituição do óleo e reengraxamento dos o-rings ao cabo de 50 horas do primeiro uso.
Como tem acontecido normalmente com amortecedores novos, o meu veio praticamente sem óleo. Quando o mecânico colocou um balde embaixo afim de aparar o óleo usado, caíram somente umas duas gotinhas. Com isso ele teve que devolver a quantidade padrão de óleo na haste pneumática e colocar uma certa quantidade de óleo na parte hidráulica (onde tem o cartucho hidráulico), para impedir que os o-rings ressequem.
Como o mecânico teve que repor o óleo nos 2 cilindros, tive que pagar uma manutenção completa e não ½ manutenção como deveria ter sido para tão pouco tempo de uso.
A graxa dos anéis de borracha (o-rings) estava já levemente preta, justamente por falta de óleo no cilindro.
Além disso os raspadores estavam completamente secos (que devem ter uma graxa deslizante), assim como as esponjas de proteção contra a entrada de sujeira estavam sem óleo (em condição de funcionamento normal elas devem estar embebidas em óleo).
Apesar das deficiências, não foi constatado nenhum dano, graças a manutenção precoce feita. Seu eu tivesse deixado para ver isso ao cabo de milhares de kms, certamente haveria danos de monta e necessidade de trocar os reparos. Em alguns casos extremos, as canelas podem ser inutilizadas, devido à fricção provocada pela falta de lubrificação, ou seja, a suspa fica condenada.
Comprei a minha atual bicicleta, equipada com suspa Rockshox SID, em 29/maio/2018. No dia 27/agosto/2018 levei na oficina Maori Cycles para o Sidnei revisar a suspensão.
Apesar do pouco tempo, calculo que a bike já rodou mais de 1.000 km, ou seja, já estava bem a tempo de seguir a orientação da Rockshox que determina a substituição do óleo e reengraxamento dos o-rings ao cabo de 50 horas do primeiro uso.
Como tem acontecido normalmente com amortecedores novos, o meu veio praticamente sem óleo. Quando o mecânico colocou um balde embaixo afim de aparar o óleo usado, caíram somente umas duas gotinhas. Com isso ele teve que devolver a quantidade padrão de óleo na haste pneumática e colocar uma certa quantidade de óleo na parte hidráulica (onde tem o cartucho hidráulico), para impedir que os o-rings ressequem.
Como o mecânico teve que repor o óleo nos 2 cilindros, tive que pagar uma manutenção completa e não ½ manutenção como deveria ter sido para tão pouco tempo de uso.
A graxa dos anéis de borracha (o-rings) estava já levemente preta, justamente por falta de óleo no cilindro.
Além disso os raspadores estavam completamente secos (que devem ter uma graxa deslizante), assim como as esponjas de proteção contra a entrada de sujeira estavam sem óleo (em condição de funcionamento normal elas devem estar embebidas em óleo).
Apesar das deficiências, não foi constatado nenhum dano, graças a manutenção precoce feita. Seu eu tivesse deixado para ver isso ao cabo de milhares de kms, certamente haveria danos de monta e necessidade de trocar os reparos. Em alguns casos extremos, as canelas podem ser inutilizadas, devido à fricção provocada pela falta de lubrificação, ou seja, a suspa fica condenada.
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