Autor: Isaias Malta
É interessante que você mesmo proceda a sangria no freio hidráulico da sua bike? Pelo que acompanhei numa oficina de confiança, o mecânico nunca tem todo o tempo do mundo para perfazer todos os passos recomendados da sangria, assim ele queima etapas para ganhar tempo. O resultado é que, provavelmente, ficarão algumas bolhas de ar no sistema, haverá óleo de mais ou de menos, alguma desregulagem nos pistões, etc.
Ademais, se a recomendação é sangrar cada vez que se troca as pastilhas, o que dá em média 2 vezes por ano, fica oneroso e trabalhoso levar muitas vezes a bicicleta na oficina para se fazer um serviço que pode ser feito perfeitamente em casa, com muito mais qualidade.
O vídeo a seguir é o tutorial mais completo que achei na net, inclusive é mais explicativo do que o próprio material da Shimano. Como o meu freio hidráulico é Alivio (manete M506, pinça M447), darei atenção no que concerne ao geral dos freios Shimano, já que o vídeo versa sobre um freio XT.
Contrário senso, a Shimano trabalha com o sistema de purga anti-gravidade, ou seja, você deverá injetar óleo novo por baixo, no caliper, e o óleo velho sairá no funil de recolhimento. Como você verá a seguir, todos os cuidados são para expulsar e evitar a entrada de ar no sistema, pois como o ar é comprimível, ele reduz drasticamente a eficiência dos sistemas hidráulicos, tornando-os borrachentos, chochos, irresponsivos.
1 - Posicionar os parafusos das manetes para a abertura máxima.
2 - Remover as pastilhas.
3- Empurrar os pistões para dentro, de preferência usando uma espátula de plástico para não riscá-los ou danificá-los. O motivo da retirada das pastilhas é que a partir do momento em que cai uma gota de óleo mineral nelas, estão condenadas.
4 - Introduzir o espaçador de caliper próprio da Shimano, ou uma adaptação, para manter os pistões afastados durante a sangria.
5 - Posicionar a manete do freio em ângulo de 45º em relação ao chão.
6 - Remover o parafuso de sangria localizado no depósito de fluído da manete. Cuide para não extraviar o anel de borracha encaixado no parafuso.
7 - Atarraxe o funil de sangria próprio da Shimano no orifício do parafuso de sangria. Aqui vale lembrar que é mais produtivo você ter o funil original e não partir para enjambrações. Alguns kits de sangria vêm com o sistema de 2 seringas, mas não é o ideal para o sistema Shimano de sangria, que exige que o ar seja expurgado naturalmente das cavidades do freio hidráulico.
8 - Adicione um pouco de óleo mineral no funil.
9 - Remova o Caliper, retirando os parafusos de fixação. Este passo é importante porque manete e caliper e mangueira devem ficar o mais alinhados possível. Ademais, será necessário trocar a posição do caliper no momento de expurgar as bolhas de ar que porventura ainda estejam no sistema e não tenham subido para o funil (passo 13).
10 - Sugue cerca de 30ml de óleo com a seringa incluída no Kit. Tenha o cuidado de retirar todo o ar do fluido antes de conectar na chupeta de sangria.
Agora é hora de injetar o óleo novo. Para tanto, você deve afrouxar o parafuso de sangria do freio Alivio e conectar o tubo da seringa no terminal de sangria. Tal terminal é recoberto com uma capinha protetora de borracha, que deve ser retirada.
11 - Injete o fluído novo devagar e observe o óleo velho sendo empurrado para funil.
Um detalhe importante que não é demonstrado no vídeo, mas que observei na oficina, é que neste momento você deve fechar a válvula do funil, retirá-lo, descartar o óleo, limpar a borra no fundo do funil, e rosquear novamente o funil no orifício de sangria. É ecologicamente responsável que você guarde o óleo usado em uma garrafa e, depois de uma determinada quantidade, levar a uma oficina onde eles têm condições de dispor de maneira adequada sem agredir a natureza.
12 - Aperte o parafuso regulador de entrada/saída de óleo do caliper e retire a seringa.
13 - Agora chegou a hora de realizar a operação de retirada das bolhas de ar localizados no caliper. Para tanto, coloque um pouco de óleo novo no funil (1/3). Esta etapa exige que você tenha uma ferramenta adicional que pode ser:
- uma mangueirinha com uma das pontas amarrada a um plástico sem ar dentro;
- ou uma garrafa vedada (essa garrafinha acompanha o chamado Kit Shimano profissional). No vídeo o cara preferiu a mangueira com o plástico.
O motivo desta ferramenta é que, como você abrirá o caliper sem ficar injetando óleo, a tendência seria o óleo começar a sair por ação da gravidade. Então, a ponta vedada impede que o óleo saia, só as bolhas de ar terão condições de sair.
14 - Conecte o tubo com a ponta vedada, abra o parafuso de fluxo de fluído e acione algumas vezes a manete. Você notará que algumas bolhas de ar sairão pela mangueira. Agora, pegue uma chave de fenda e dê umas batidinhas no conduíte e no caliper. Faça esta operação mudando o caliper de posição, assim o ar será bombeado para a mangueirinha. Quando você notar que é somente fluído está saindo na mangueira, sem bolhas de ar, coloque um pouco mais de óleo no funil.
15 - Prenda o manete com uma fita de velcro e abra e feche o parafuso de vazão de óleo várias vezes para bombear o ar remanescente para em direção ao plástico.
16 - Feche o parafuso de vazão. Reponha a capinha protetora da chupeta de sangria e retire a fita de velcro do manete.
17 - Na última etapa, você retirará quaisquer possíveis bolhas de ar que tenham ficado retidas no reservatório. Aperte várias vezes a manete na posição em que está. A seguir, posicione a manete em 30º no lado contrário e repita o processo. Aqui você notará que o movimento da manete se torna mais firme e rígido, como deve ser. Volte a manete em 30º para a frente e repita o processo. A rotação da manete conjuntamente com o acionamento, deve ser repetida até não emergir nenhuma bolha de ar no óleo presente no funil.
18 - Posicione a manete horizontalmente em relação ao solo, feche a válvula de saída do funil e retire o funil. Coloque uma gota de óleo no orifício de sangria, de modo que o ar não seja introduzido durante o rosqueamento do parafuso. Rosqueie o parafuso, sem esquecer o anel de vedação.
19 - Pronto! A sangria do seu freio está feita usando o processo mais completo possível. Limpe com um pano seco, ou com líquido próprio de limpar bicicletas, o conjunto da manete/reservatório e caliper. Retire o espaçador de caliper, reloque o caliper no quadro, reinstale as pastilhas. Sem apertar os parafusos, acione o freio para centrar os pistões. Agora aperte os parafusos e bom pedal!
É interessante que você mesmo proceda a sangria no freio hidráulico da sua bike? Pelo que acompanhei numa oficina de confiança, o mecânico nunca tem todo o tempo do mundo para perfazer todos os passos recomendados da sangria, assim ele queima etapas para ganhar tempo. O resultado é que, provavelmente, ficarão algumas bolhas de ar no sistema, haverá óleo de mais ou de menos, alguma desregulagem nos pistões, etc.
Ademais, se a recomendação é sangrar cada vez que se troca as pastilhas, o que dá em média 2 vezes por ano, fica oneroso e trabalhoso levar muitas vezes a bicicleta na oficina para se fazer um serviço que pode ser feito perfeitamente em casa, com muito mais qualidade.
O vídeo a seguir é o tutorial mais completo que achei na net, inclusive é mais explicativo do que o próprio material da Shimano. Como o meu freio hidráulico é Alivio (manete M506, pinça M447), darei atenção no que concerne ao geral dos freios Shimano, já que o vídeo versa sobre um freio XT.
Contrário senso, a Shimano trabalha com o sistema de purga anti-gravidade, ou seja, você deverá injetar óleo novo por baixo, no caliper, e o óleo velho sairá no funil de recolhimento. Como você verá a seguir, todos os cuidados são para expulsar e evitar a entrada de ar no sistema, pois como o ar é comprimível, ele reduz drasticamente a eficiência dos sistemas hidráulicos, tornando-os borrachentos, chochos, irresponsivos.
1 - Posicionar os parafusos das manetes para a abertura máxima.
2 - Remover as pastilhas.
3- Empurrar os pistões para dentro, de preferência usando uma espátula de plástico para não riscá-los ou danificá-los. O motivo da retirada das pastilhas é que a partir do momento em que cai uma gota de óleo mineral nelas, estão condenadas.
4 - Introduzir o espaçador de caliper próprio da Shimano, ou uma adaptação, para manter os pistões afastados durante a sangria.
5 - Posicionar a manete do freio em ângulo de 45º em relação ao chão.
6 - Remover o parafuso de sangria localizado no depósito de fluído da manete. Cuide para não extraviar o anel de borracha encaixado no parafuso.
7 - Atarraxe o funil de sangria próprio da Shimano no orifício do parafuso de sangria. Aqui vale lembrar que é mais produtivo você ter o funil original e não partir para enjambrações. Alguns kits de sangria vêm com o sistema de 2 seringas, mas não é o ideal para o sistema Shimano de sangria, que exige que o ar seja expurgado naturalmente das cavidades do freio hidráulico.
8 - Adicione um pouco de óleo mineral no funil.
9 - Remova o Caliper, retirando os parafusos de fixação. Este passo é importante porque manete e caliper e mangueira devem ficar o mais alinhados possível. Ademais, será necessário trocar a posição do caliper no momento de expurgar as bolhas de ar que porventura ainda estejam no sistema e não tenham subido para o funil (passo 13).
10 - Sugue cerca de 30ml de óleo com a seringa incluída no Kit. Tenha o cuidado de retirar todo o ar do fluido antes de conectar na chupeta de sangria.
Agora é hora de injetar o óleo novo. Para tanto, você deve afrouxar o parafuso de sangria do freio Alivio e conectar o tubo da seringa no terminal de sangria. Tal terminal é recoberto com uma capinha protetora de borracha, que deve ser retirada.
11 - Injete o fluído novo devagar e observe o óleo velho sendo empurrado para funil.
Um detalhe importante que não é demonstrado no vídeo, mas que observei na oficina, é que neste momento você deve fechar a válvula do funil, retirá-lo, descartar o óleo, limpar a borra no fundo do funil, e rosquear novamente o funil no orifício de sangria. É ecologicamente responsável que você guarde o óleo usado em uma garrafa e, depois de uma determinada quantidade, levar a uma oficina onde eles têm condições de dispor de maneira adequada sem agredir a natureza.
12 - Aperte o parafuso regulador de entrada/saída de óleo do caliper e retire a seringa.
13 - Agora chegou a hora de realizar a operação de retirada das bolhas de ar localizados no caliper. Para tanto, coloque um pouco de óleo novo no funil (1/3). Esta etapa exige que você tenha uma ferramenta adicional que pode ser:
- uma mangueirinha com uma das pontas amarrada a um plástico sem ar dentro;
- ou uma garrafa vedada (essa garrafinha acompanha o chamado Kit Shimano profissional). No vídeo o cara preferiu a mangueira com o plástico.
O motivo desta ferramenta é que, como você abrirá o caliper sem ficar injetando óleo, a tendência seria o óleo começar a sair por ação da gravidade. Então, a ponta vedada impede que o óleo saia, só as bolhas de ar terão condições de sair.
14 - Conecte o tubo com a ponta vedada, abra o parafuso de fluxo de fluído e acione algumas vezes a manete. Você notará que algumas bolhas de ar sairão pela mangueira. Agora, pegue uma chave de fenda e dê umas batidinhas no conduíte e no caliper. Faça esta operação mudando o caliper de posição, assim o ar será bombeado para a mangueirinha. Quando você notar que é somente fluído está saindo na mangueira, sem bolhas de ar, coloque um pouco mais de óleo no funil.
15 - Prenda o manete com uma fita de velcro e abra e feche o parafuso de vazão de óleo várias vezes para bombear o ar remanescente para em direção ao plástico.
16 - Feche o parafuso de vazão. Reponha a capinha protetora da chupeta de sangria e retire a fita de velcro do manete.
17 - Na última etapa, você retirará quaisquer possíveis bolhas de ar que tenham ficado retidas no reservatório. Aperte várias vezes a manete na posição em que está. A seguir, posicione a manete em 30º no lado contrário e repita o processo. Aqui você notará que o movimento da manete se torna mais firme e rígido, como deve ser. Volte a manete em 30º para a frente e repita o processo. A rotação da manete conjuntamente com o acionamento, deve ser repetida até não emergir nenhuma bolha de ar no óleo presente no funil.
18 - Posicione a manete horizontalmente em relação ao solo, feche a válvula de saída do funil e retire o funil. Coloque uma gota de óleo no orifício de sangria, de modo que o ar não seja introduzido durante o rosqueamento do parafuso. Rosqueie o parafuso, sem esquecer o anel de vedação.
19 - Pronto! A sangria do seu freio está feita usando o processo mais completo possível. Limpe com um pano seco, ou com líquido próprio de limpar bicicletas, o conjunto da manete/reservatório e caliper. Retire o espaçador de caliper, reloque o caliper no quadro, reinstale as pastilhas. Sem apertar os parafusos, acione o freio para centrar os pistões. Agora aperte os parafusos e bom pedal!
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