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Como regular a tensão do cabo dos câmbios traseiro e dianteiro?

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O principiante se confunde muitas vezes com os parafusos de limites (H e L) e a tensão do cabo. Se a tensão do cabo está desregulada, um dos parafusos (ou os dois) poderá não estar atuando de forma alguma.

No caso do câmbio traseiro, se o cabo estiver com tensão forte demais, as marchas tenderão a subir com grande facilidade (pular das engrenagens menores para as maiores) e a descer com dificuldade. O contrário é verdadeiro, se a tensão está fraca, as marchas tendem a descer num soco e sobem arranhando, ou algumas não sobem.

Pela minha experiência e preferência, gosto da tensão dos cabos a mais folgada possível, pois a sobre tensão, além de não facilitar a subida das marchas, dificulta a descida.

Como regular a tensão do cabo do câmbio traseiro no ajuste fino?
É simples. Digamos que a tesão já esteja boa na ponta lá em baixo. Então, você posiciona a marcha traseira na menor engrenagem. Esta é a posição de menor tensão.
Agora, gire o controle de ajuste fino lá no trocador para diminuir no máximo a tensão do cabo.
Você notará que as marchas não sobem mais. Aí, continue girando a roda e aumente pouco a pouco a tensão até que a marcha consiga subir. Suba uma marcha de cada vez até à engrenagem maior e veja se está subindo desembaraçadamente. Se alguma delas estiver arranhando, gire um pouco mais o controle no sentido do aperto da tensão até que todas as marchas estejam subindo quase sem fazer barulho.

Você perceberá que neste estado ótimo de tensão, as marchas tanto descerão, quanto subirão com suavidade.

Como regular o câmbio dianteiro da bike?
Temos que estabelecer uma sintonia entre os parafusos de limites e a tensão do cabo. Ou seja, na coroa maior, se houver pouca tensão, o parafuso de limite não atuará, ficará flutuando. O mesmo vale para a coroa menor.
Uma maneira de constatar o que foi dito é checar com o dedo a tensão do cabo posicionado na coroa menor, ele deve ficar na tensão mínima.

Qual é a melhor situação para fazer o ajuste fino do câmbio, no cavalete ou na estrada?
Certamente, é na estrada que você poderá fazer os ajustes finos, pois somente em situação real os câmbios farão as trocas de marchas sob os impactos causados pelas irregularidades do terreno. Portanto, esteja sempre preparado (com ferramentas) para mexer na sua bike em situação de estrada!

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