Pular para o conteúdo principal

Como identificar desgaste nas engrenagens do cassete?

Autor:
Bem antes da situação desesperadora dos dentes do cassete ficarem em forma de agulha, é possível descobrir o estado de desgaste analisando o lado do dente por onde a corrente é tracionada.

Independentemente da análise visual, o sintoma que melhor denuncia o desgaste são os escorregões da corrente. Quando a corrente, principalmente a nova, dá trancos repentinos, há algo errado na relação. Aí sim, é hora de dar uma de Sherlock Holmes e passar a olhar o problema com lupa.

Nos cassetes com engrenagens independentes, pode ocorrer a situação mais simples de se poder trocar somente aquela com desgaste. Normalmente, devido à grande força exercida, as engrenagens com menor número de entes sãos as primeiras a ficarem comprometidas. A saber, as de 11 e 13 dentes. Veja a situação do cog abaixo.

 A olhos desatentos, pode parecer que as minúsculas deformações (arredondamento) parte aguda de alguns dentes não seria motivo de escorregamento de corrente, mas é sim, devido à imensa tração a que este pequena peça é submetida.


A corrente certamente saltará nos dentes assinalados sob os círculos vermelhos. Isso aconteceu recentemente na minha bicicleta. Felizmente, consegui um cog de 11 dentes na autorizada para não ter que trocar o cassete inteiro. Ademais, seria um gasto descabido, já que, por se tratar de 1ª troca de corrente, o cassete deveria durar mais do que 10.000 km, ou seja, umas 3 ou 4 trocas de corrente.

Na foto a seguir, vemos um cassete apresentando desgastes disseminados por todos os cogs. Neste caso, não há outra solução senão a troca por um novo.

Comentários

  1. Muito boa essa matéria , tirou a dúvida que eu tinha

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa matéria , tirou a dúvida que eu tinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho "atacado" as minhas engrenagens com lima. Enquanto as pontas não viram agulhas, há o que fazer, na tentativa de restaurar um pouco o perfil original. Tem funcionado.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cubos com Rolamentos ou Esferas – qual é o melhor? Qual roda gira mais livre?

Autor: Isaias Malta A velha polêmica cessará algum dia? O certo é que as bikes mais sofisticadas (caras) vêm com os tais “sealed bearings” (rolamentos selados) e aquelas abaixo de 5k vêm equipadas com anéis de esferas alojados em cones (cup and cone hub). Então, aparentemente só há argumentos bons em relação aos rolamentos e merda em cima das esferas? Errado! O melhor então seria reformular a pergunta: qual é o melhor, um cubo com rolamentos mais ou menos ou um cubo de esferas/cone de alta qualidade? Também é verdade que há por aí bikes meia boca com rolamentos chineses cujas rodas parece que giram com areia dentro. Se é verdade é que as pessoas têm problemas nos dois mundos, então vamos colocar alguns argumentos que pesam do lado das rejeitadas esferas. Aliás, a minha GT Zaskar 27.5 Sport está na faixa de preço que não comporta rolamentos, mesmo assim as rodas giram com uma liberdade absurda! E ainda melhor, sem produzir ruído algum, digamos assim, o característico zunido dos r...

Cubos rolamentados ou com esferas soltas, qual é o melhor?

Autor: Isaias Malta Essa questão dificilmente pode ser definida de maneira simples, pois se afirmarmos que as bicicletas mais sofisticadas vêm com rolamentos e as mais baratas vêm com cubos de esferas soltas, somente estaremos focando uma parte da verdade. A verdade é que também pode haver bicicletas simples equipadas com rolamentos selados e sofisticadas equipadas com esferas soltas (a marca Shimano não trabalha com rolamentos selados). O que se lê nos fóruns é muita gente reclamando de rolamentos xing-ling que fazem barulho, não rodam bem e trancam em pouco tempo. Contudo, há outros usuários que decantam em prosa e verso as virtudes dos seus cubos de esferas e não adotam de jeito nenhum os rolamentados. Por conta da tremenda confusão reinante nesse assunto, que embaralha a cabeça dos iniciantes, coloco aqui a minha experiência, já que tive duas bicicletas, uma boa e a atual excelente, a primeira com esferas e a atual com rolamentos selados. Experiências com esferas soltas / co...

Galeria de selins sem nariz que salvam a vida sexual do(a) ciclista

Autor: Isaias Malta Os especialistas em saúde sexual masculina afirmam que os ciclistas se divide em 2 grupos: dos que estão impotentes sexuais e o dos que ficarão. E a explicação para essa tragédia é que os selins tradicionais jogam 25% do peso corporal sobre a região do períneo, onde ficam a próstata, a raiz do pênis, e artérias responsáveis pela irrigação do órgão sexual. Assim, uma atividade física, a princípio valiosíssima, pode vir a ser causa de problemas graves de saúde. As mulheres também têm seus percalços, uma vez que sofrem dores devido à constante pressão exercida contra a sua genitália pelo bico dos selins tradicionais. Homens com hipertrofia da próstata se encontram completamente alijados do ciclismo, se não buscarem soluções alternativas de assentos. Ciclistas que sofrem sensação de dormência depois de pedais longos devem abandonar inteiramente a concepção de que “ainda não se acostumaram” aos seus selins caros, bonitos e de marcas famosas. O corpo humano não foi ...