Pular para o conteúdo principal

Seleção de selins confortáveis para todas as modalidades de ciclismo

Sabendo-se que a grande maioria dos ciclistas nunca está inteiramente satisfeita com os seus selins, sempre é oportuno apresentar as alternativas que a indústria oferece, sob a premissa do aumento da especialização de cada modelo. Hoje, não há mais justificativa para se escolher modelos genéricos baratinhos em face da vasta gama de opções específicas.

Selim para passeios eventuais e curtos
As bicicletas de uso urbano, em ciclovias e parques, tendem a deixar o piloto em posição de 90º. Para este tipo de uso, aconselham-se os selins largos e bem almofadados. Os selins tipo “cruiser comfort” atendem muito bem a essa modalidade de ciclismo. Mesmo assim, atente para o fato de existirem modelos femininos e masculinos, já que as medas  e ângulo dos ísquios, assim como a localização das partes moles (períneo, vulva, pênis) tem diferenças entre homens e mulheres.


Selim para E-Bikes
As bicicletas elétricas chamaram a atenção dos fabricantes de selim. Atendendo às especificidades da categoria, eles já lançaram modelos específicos para as e-bikes.





Selim para transporte (commuter)
O uso continuado da bike (em pequenos percursos) para o deslocamento diário já exige um selim não tão sofazão. Há no mercado modelos específicos com a denominação “commuter”.









Selim para quem não suporta pressão no períneo
Os pilotos muito sensíveis nessa região, necessariamente precisam escolher um selim dotado de degrau, para que a zona do períneo fique o mais livre possível. Um belo exemplo de projeto visando manter o períneo sem contato com o nariz do selim é o Rido R2.
Selim para eco-turismo (trekking)
Longas horas em cima do selim é um quesito exigente de boa escolha. A empresa SQ Lab desenvolveu 604, um selim especial para trekking, que promete alívio de 80% na zona do períneo, graças ao estofamento firme na área que serve de apoio aos ossos isquiais.


Selim para correr trilhas
Em razão da movimentação extrema exigida na trilha, um selim específico para esta modalidade deve apresentar:
- largura reduzida para conferir uma sensação de firmeza;
- estofamento fino e  firme para minimizar o efeito pula-pula, que pode jogar o piloto para fora do assento ao longo dos saltos;
- bordas arredondadas e capa de preferência sem costuras, para o selim não enganchar na bermuda/bretelle;
- canal de recesso ou abertura para diminuir o desconforto na região do períneo.

Selim Racing
As maiores vítimas do esmagamento das partes moles, com direito a dormências, sangue no sêmen, obstrução urinária, impotência sexual e outros males que afetam os ciclistas, são os pilotos da modalidade “speed”. Devido aos selins extremamente estreitos, duros e planos, a posição inclinada em  45º ou menos (com as mãos no drop) acaba descarregando parte considerável do peso corporal sobre o períneo. Pensando nesta problemática, a marca inglesa Rido criou os selins Rlt e Ltx que desonera o períneo e restabelece a circulação sanguínea dos países baixos dos ciclistas de alta performance.

Escolha de selim por razões médicas
Um selim certificado para dar 100% de alívio à zona do períneo é o Sqlab 600.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cubos com Rolamentos ou Esferas – qual é o melhor? Qual roda gira mais livre?

Autor: Isaias Malta A velha polêmica cessará algum dia? O certo é que as bikes mais sofisticadas (caras) vêm com os tais “sealed bearings” (rolamentos selados) e aquelas abaixo de 5k vêm equipadas com anéis de esferas alojados em cones (cup and cone hub). Então, aparentemente só há argumentos bons em relação aos rolamentos e merda em cima das esferas? Errado! O melhor então seria reformular a pergunta: qual é o melhor, um cubo com rolamentos mais ou menos ou um cubo de esferas/cone de alta qualidade? Também é verdade que há por aí bikes meia boca com rolamentos chineses cujas rodas parece que giram com areia dentro. Se é verdade é que as pessoas têm problemas nos dois mundos, então vamos colocar alguns argumentos que pesam do lado das rejeitadas esferas. Aliás, a minha GT Zaskar 27.5 Sport está na faixa de preço que não comporta rolamentos, mesmo assim as rodas giram com uma liberdade absurda! E ainda melhor, sem produzir ruído algum, digamos assim, o característico zunido dos r...

Cubos rolamentados ou com esferas soltas, qual é o melhor?

Autor: Isaias Malta Essa questão dificilmente pode ser definida de maneira simples, pois se afirmarmos que as bicicletas mais sofisticadas vêm com rolamentos e as mais baratas vêm com cubos de esferas soltas, somente estaremos focando uma parte da verdade. A verdade é que também pode haver bicicletas simples equipadas com rolamentos selados e sofisticadas equipadas com esferas soltas (a marca Shimano não trabalha com rolamentos selados). O que se lê nos fóruns é muita gente reclamando de rolamentos xing-ling que fazem barulho, não rodam bem e trancam em pouco tempo. Contudo, há outros usuários que decantam em prosa e verso as virtudes dos seus cubos de esferas e não adotam de jeito nenhum os rolamentados. Por conta da tremenda confusão reinante nesse assunto, que embaralha a cabeça dos iniciantes, coloco aqui a minha experiência, já que tive duas bicicletas, uma boa e a atual excelente, a primeira com esferas e a atual com rolamentos selados. Experiências com esferas soltas / co...

Galeria de selins sem nariz que salvam a vida sexual do(a) ciclista

Autor: Isaias Malta Os especialistas em saúde sexual masculina afirmam que os ciclistas se divide em 2 grupos: dos que estão impotentes sexuais e o dos que ficarão. E a explicação para essa tragédia é que os selins tradicionais jogam 25% do peso corporal sobre a região do períneo, onde ficam a próstata, a raiz do pênis, e artérias responsáveis pela irrigação do órgão sexual. Assim, uma atividade física, a princípio valiosíssima, pode vir a ser causa de problemas graves de saúde. As mulheres também têm seus percalços, uma vez que sofrem dores devido à constante pressão exercida contra a sua genitália pelo bico dos selins tradicionais. Homens com hipertrofia da próstata se encontram completamente alijados do ciclismo, se não buscarem soluções alternativas de assentos. Ciclistas que sofrem sensação de dormência depois de pedais longos devem abandonar inteiramente a concepção de que “ainda não se acostumaram” aos seus selins caros, bonitos e de marcas famosas. O corpo humano não foi ...