Autor: Isaias Malta
A minha bicicleta suscita dúvidas ao completar um ano: é hora de trocar o óleo do sistema hidráulico, ou é melhor esperar para quando der problema?
O problema é que não posso ficar esperando que dê problema no estradão, ou quando mais preciso dos freios, porque aí o tombo é certo! O certo é que, antes de ir para a oficina, decidi dar uma pesquisadinha no assunto e vi que as informações são meio nebulosas.
A própria Shimano fala na necessidade de trocar o fluído quando o fluído original apresentar descoloração, ou estiver cinza escuro. Só esquecem de falar como podemos ter acesso ao óleo para a inspeção, se nele não há nenhuma tampa transparente, como nos carros.
Como não se consegue facilmente saber a cor do fluído, a melhor forma de verificar o estado do óleo é através da sensação que a manopla passa no momento do acionamento:
- quando o óleo está no máximo das suas propriedades (não-compressível), o toque é seco, o fechamento das pastilhas é imediato;
- quando a compressibilidade do óleo está comprometida, o freio fica borrachento, fofo, chocho, e o fechamento das pastilhas se torna mais atrasado;
- se temos dúvidas quanto ao estado atual dos nossos freios, a melhor maneira é compará-los com uma bicicleta nova. Nem precisa andar com ela, só ao apertar as manoplas, já podemos sentir as diferenças.
No momento da troca do fluído, o ideal é que, ao invés de simplesmente fazer a sangria (empurrar o óleo velho com o óleo novo), é melhor esvaziar o sistema e verificar o estado dos pistões. Pois com o decorrer do uso e do acúmulo de fuligem resultante do atrito das pastilhas e da poeira da estrada, o curso dos pistões pode estar obstruído. Dependendo da obstrução, não adianta limpá-los, tem que desmontar.
Algumas informações adicionais sobre sangria de fluído de freio: http://blog.bike123.com.br/sangria-de-freio-quando-fazer/
PS: o artigo não responde satisfatoriamente a outra pergunta: como proceder a sangria do fluído usando um dos Kits específicos disponíveis no mercado? Mas, aí e outro pano pra manga, já que a minha primeira sangria preferirei fazer na minha oficina de confiança.
A minha bicicleta suscita dúvidas ao completar um ano: é hora de trocar o óleo do sistema hidráulico, ou é melhor esperar para quando der problema?
O problema é que não posso ficar esperando que dê problema no estradão, ou quando mais preciso dos freios, porque aí o tombo é certo! O certo é que, antes de ir para a oficina, decidi dar uma pesquisadinha no assunto e vi que as informações são meio nebulosas.
A própria Shimano fala na necessidade de trocar o fluído quando o fluído original apresentar descoloração, ou estiver cinza escuro. Só esquecem de falar como podemos ter acesso ao óleo para a inspeção, se nele não há nenhuma tampa transparente, como nos carros.
Como não se consegue facilmente saber a cor do fluído, a melhor forma de verificar o estado do óleo é através da sensação que a manopla passa no momento do acionamento:
- quando o óleo está no máximo das suas propriedades (não-compressível), o toque é seco, o fechamento das pastilhas é imediato;
- quando a compressibilidade do óleo está comprometida, o freio fica borrachento, fofo, chocho, e o fechamento das pastilhas se torna mais atrasado;
- se temos dúvidas quanto ao estado atual dos nossos freios, a melhor maneira é compará-los com uma bicicleta nova. Nem precisa andar com ela, só ao apertar as manoplas, já podemos sentir as diferenças.
No momento da troca do fluído, o ideal é que, ao invés de simplesmente fazer a sangria (empurrar o óleo velho com o óleo novo), é melhor esvaziar o sistema e verificar o estado dos pistões. Pois com o decorrer do uso e do acúmulo de fuligem resultante do atrito das pastilhas e da poeira da estrada, o curso dos pistões pode estar obstruído. Dependendo da obstrução, não adianta limpá-los, tem que desmontar.
Algumas informações adicionais sobre sangria de fluído de freio: http://blog.bike123.com.br/sangria-de-freio-quando-fazer/
PS: o artigo não responde satisfatoriamente a outra pergunta: como proceder a sangria do fluído usando um dos Kits específicos disponíveis no mercado? Mas, aí e outro pano pra manga, já que a minha primeira sangria preferirei fazer na minha oficina de confiança.
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