Qual é a melhor pressão?
Se você aplicar a pressão prescrita na tabela do fabricante estampada na canela da suspa, provavelmente ficará muito dura. Aquilo é determinado para salvar o equipamento do fabricante, logo, eles se preservam contra pilotos muito pesados, muito violentos, etc. Então, a melhor maneira é conseguir chegar à pressão ideal ao seu peso e ao seu estilo de pedal. Vamos a três situações que ilustram o pouco e o excesso:
1) muito macia: você sente mais as irregularidades do terreno nos braços e nota que a bicicleta balança durante as pedaladas. Isso significa que uma suspa muito mole acaba drenando a força do piloto.
2) muito dura: você praticamente não distingue entre suspensão travada e aberta. Nessa situação, você terá poucos benefícios do amortecimento.
3) pressão ideal: você sente que a suspensão lê corretamente o terreno, não passa tanto o impacto das irregularidades aos seus braços e não sente a bicicleta oscilando enquanto você pedala forte com a suspensão aberta.
Dica: uma maneira de encontrar a pressão ideal é controlar o curso do anel de borracha vermelha que costuma equipar uma das bengalas das suspas mais sofisticadas.
Se o seu modelo de suspa não tem o marcador, veja como é feito e instale um, mesmo que improvisado gambiarrísticamente.
Antes de cada pedal, não se esqueça de posicionar o marcador o máximo para baixo. E observe depois do pedal onde está o anel de borracha. Se estiver muito para cima, ou encostando na parte superior da bengala, provavelmente a pressão está baixa.
Se a borrachinha está na metade, provavelmente a pressão está alta. É interessante, em termos de conforto, que o marcador esteja no máximo uns 75 % acima na bengala.
Qual é o melhor ajuste do Rebound
A regulagem do retorno é muito importante. A maioria dos ciclistas deixa “na posição de fábrica”, o que é uma bela idiotice, uma desculpa para não queimar neurônios estudando o problema.
As pessoas recomendam deixar o Rebound no meio, ou seja, ninguém perde, ninguém ganha e você não adequa o seu equipamento ao seu pedal. Vejamos as 3 situações:
1) Pouco Rebound (para o lado da lebre): vamos supor que você já encontrou a pressão ideal. Neste caso, pouco retorno transmite mais as irregularidades de terreno. Numa analogia ao carro, é como se houvesse molas, mas os amortecedores estivessem na unha.
2) Muito Rebound (para o lado da tartaruga): principalmente em costelas de vaca e em paralelepípedo, você nota que a suspa não responde com agilidade.
3) Rebound ideal: pode ser que o seu gosto seja uma posição perto do fim dos clicks, ou seja, para mais perto da tartaruga, ou pode ser que fique perto da lebre. Tudo depende do seu gosto pessoal e dos seus testes em campo. O melhor, tanto na regulagem da pressão, quanto do Rebound, é experimentar os dois extremos, distinguir qual é a sensação transmitida neles, só então você estará preparado para fazer a sintonia fina e achar a sua regulagem ideal.
Como monitorar a pressão da suspa?
A resposta está no anel de borracha vermelha (descrita acima). Ele vai dizer quando é preciso recalibar.
É possível calibrar a câmera da suspa com bomba de bicicleta ou de posto de gasolina?
Possível é, o problema é o volume de ar bombeado por tais equipamentos que não são projetados para uma câmera muito pequenininha. Então, o risco de explodir a câmera da suspenção é enorme e o custo também.
A bomba específica de suspensão introduz um volume reduzido de ar a cada bombada, tanto é que o seu braço e êmbolo são diminutos.
Quando é melhor retirar os espaçadores?
Para garantir a integridade do equipamento contra pilotos peso-pesado, os fabricantes tendem a inserir espaçadores (normalmente 2 deles) na bengala que armazena o ar. O problema é que tais espaçadores diminuem o volume de ar, fato que torna a suspensão mais dura, que te obriga a reduzir a pressão.
Depois que me toquei do assunto e retirei os meus espaçadores, passei de 70 PSI a 90 PSI, com muito mais conforto e sensação de amortecimento do que tinha antes.
A justificativa dos fabricantes é que o uso de espaçadores torna a ação de amortecimento menos linear, ou seja, a suspa é macia no início do curso e passa a se tornar cada vez mais dura quando se aproxima do fim do curso. Não vejo serventia dessa não-linearidade para pilotos recreativos (não agressivos), aliás, não senti falta dela até agora.
Quem pode retirar os espaçadores?
O próprio piloto pode fazer isso! Tanto é que há vídeos do fabricante ensinando a fazê-lo, bem como de outros canais de ciclismo. Basta ter uma chave de boca do tipo cachimbo tamanho 24 mm e uma catraca para abrir a porca onde está localizado o ventil de calibragem. Os espaçadores são rosqueados abaixo do ventil.
Este vídeo da própria Rockshox ensina a tirar/colocar espaçadores:
Se você aplicar a pressão prescrita na tabela do fabricante estampada na canela da suspa, provavelmente ficará muito dura. Aquilo é determinado para salvar o equipamento do fabricante, logo, eles se preservam contra pilotos muito pesados, muito violentos, etc. Então, a melhor maneira é conseguir chegar à pressão ideal ao seu peso e ao seu estilo de pedal. Vamos a três situações que ilustram o pouco e o excesso:
1) muito macia: você sente mais as irregularidades do terreno nos braços e nota que a bicicleta balança durante as pedaladas. Isso significa que uma suspa muito mole acaba drenando a força do piloto.
2) muito dura: você praticamente não distingue entre suspensão travada e aberta. Nessa situação, você terá poucos benefícios do amortecimento.
3) pressão ideal: você sente que a suspensão lê corretamente o terreno, não passa tanto o impacto das irregularidades aos seus braços e não sente a bicicleta oscilando enquanto você pedala forte com a suspensão aberta.
Dica: uma maneira de encontrar a pressão ideal é controlar o curso do anel de borracha vermelha que costuma equipar uma das bengalas das suspas mais sofisticadas.
Se o seu modelo de suspa não tem o marcador, veja como é feito e instale um, mesmo que improvisado gambiarrísticamente.
Antes de cada pedal, não se esqueça de posicionar o marcador o máximo para baixo. E observe depois do pedal onde está o anel de borracha. Se estiver muito para cima, ou encostando na parte superior da bengala, provavelmente a pressão está baixa.
Se a borrachinha está na metade, provavelmente a pressão está alta. É interessante, em termos de conforto, que o marcador esteja no máximo uns 75 % acima na bengala.
Qual é o melhor ajuste do Rebound
A regulagem do retorno é muito importante. A maioria dos ciclistas deixa “na posição de fábrica”, o que é uma bela idiotice, uma desculpa para não queimar neurônios estudando o problema.
As pessoas recomendam deixar o Rebound no meio, ou seja, ninguém perde, ninguém ganha e você não adequa o seu equipamento ao seu pedal. Vejamos as 3 situações:
1) Pouco Rebound (para o lado da lebre): vamos supor que você já encontrou a pressão ideal. Neste caso, pouco retorno transmite mais as irregularidades de terreno. Numa analogia ao carro, é como se houvesse molas, mas os amortecedores estivessem na unha.
2) Muito Rebound (para o lado da tartaruga): principalmente em costelas de vaca e em paralelepípedo, você nota que a suspa não responde com agilidade.
3) Rebound ideal: pode ser que o seu gosto seja uma posição perto do fim dos clicks, ou seja, para mais perto da tartaruga, ou pode ser que fique perto da lebre. Tudo depende do seu gosto pessoal e dos seus testes em campo. O melhor, tanto na regulagem da pressão, quanto do Rebound, é experimentar os dois extremos, distinguir qual é a sensação transmitida neles, só então você estará preparado para fazer a sintonia fina e achar a sua regulagem ideal.
Como monitorar a pressão da suspa?
A resposta está no anel de borracha vermelha (descrita acima). Ele vai dizer quando é preciso recalibar.
É possível calibrar a câmera da suspa com bomba de bicicleta ou de posto de gasolina?
Possível é, o problema é o volume de ar bombeado por tais equipamentos que não são projetados para uma câmera muito pequenininha. Então, o risco de explodir a câmera da suspenção é enorme e o custo também.
A bomba específica de suspensão introduz um volume reduzido de ar a cada bombada, tanto é que o seu braço e êmbolo são diminutos.
Quando é melhor retirar os espaçadores?
Para garantir a integridade do equipamento contra pilotos peso-pesado, os fabricantes tendem a inserir espaçadores (normalmente 2 deles) na bengala que armazena o ar. O problema é que tais espaçadores diminuem o volume de ar, fato que torna a suspensão mais dura, que te obriga a reduzir a pressão.
Depois que me toquei do assunto e retirei os meus espaçadores, passei de 70 PSI a 90 PSI, com muito mais conforto e sensação de amortecimento do que tinha antes.
A justificativa dos fabricantes é que o uso de espaçadores torna a ação de amortecimento menos linear, ou seja, a suspa é macia no início do curso e passa a se tornar cada vez mais dura quando se aproxima do fim do curso. Não vejo serventia dessa não-linearidade para pilotos recreativos (não agressivos), aliás, não senti falta dela até agora.
Quem pode retirar os espaçadores?
O próprio piloto pode fazer isso! Tanto é que há vídeos do fabricante ensinando a fazê-lo, bem como de outros canais de ciclismo. Basta ter uma chave de boca do tipo cachimbo tamanho 24 mm e uma catraca para abrir a porca onde está localizado o ventil de calibragem. Os espaçadores são rosqueados abaixo do ventil.
Este vídeo da própria Rockshox ensina a tirar/colocar espaçadores:
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