A Specialized Epic HT feminina da minha esposa deveria ter vindo com o trocador dianteiro Shimano SLX, segundo as especificações constantes no site. Só que isso não aconteceu. Veio o duríssimo GX, equipando uma bike feminina, que deveria ser naturalmente macia.
A primeira vez que vivenciei o problema foi quando fui levar a bicicleta na assistência justamente para que resolvessem o câmbio duro. No início do caminho, tentei algumas vezes trocar para a coroa grande e não conseguia. Aí entendi do que a mulher reclamava.
Infelizmente os mecânicos não resolveram a questão, trocaram o cabo (que estava com dobraduras dentro do conduíte), lubrificaram, mas a dureza/aspereza continuou.
Meses depois, resolvi me dedicar ao problema. Numa tentativa de copiar o sistema SLX, alarguei o ponto de ancoragem através de um parafuso. A alavanca do Shimano é de uns 5 cm, enquanto do GX é praticamente 1 cm. Então, rosqueei um parafuso allen na polca de fixação do cabo, furei a cabeça deste parafuso e fiz o cabo transpassar pelo orifício. Para a fixação do cabo, coloquei uma porca com parafuso usada em tomada para fixar o cabo trançado de eletricidade.
Mesmo assim, a dureza persistia. Aí tive que apelar para a ignorância e resolvi desmontar o aparato para ter acesso à mola.
Constatei que a mola era muito dura. Aí a questão se resumiu em eliminar espiras, quase a metade delas foi estripada à força de alicate, para esticar, e serra de cortar ferro.
Claro, tudo isso deu um trabalhão, várias tentativas e erros, até que finalmente conseguir montar o bagulho e no outro dia montei na bike e fiz um teste. Até agora está tudo ok. Só falta a mulher fazer um pedal legal para dar o veredito.
Veredito:
O conserto foi na sexta. No sábado fizemos um pedal aqui na zona da Região dos Vinhedos, uma das regiões de maior altimetria da cidade de Bento Gonçalves-RS, e a primeira vez que a esposa fez a troca da coroa dianteira, ela exultou: UAU! Sim, o problema havia sido solucionado com louvor! Ela não precisava mais trocar a velocidade com a base da mão
UPDATE: a questão do parafuso até que deu certo, mas a retirada de tensão da mola resultou numa imprecisão na hora da volta da coroa grade para a pequena. Às vezes a guia não ia até o final e a corrente ficava raspando. A solução foi trocar o câmbio por um Shimano SLX, aí sim, tudo melhorou de figura!
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