Pular para o conteúdo principal

Apareceu um calombo/bolha na banda de rodagem do meu pneu traseiro



A história começou torta quando logo depois que comprei a bike, furou o pneu traseiro, não daqueles furos invisíveis e redondinhos, mas na forma de um furo estendido, provavelmente causado por um caco de vidro.

Hoje eu estava indo na oficina de bicicleta para um outro assunto, quando notei que o pneu traseiro fazia um tac,tac, tac, como se tivesse uma pedra presa entre as garras. Quando desci na frente do prédio, dei uma examinada e constatei o problema: havia um calombo e a aquela região já estava mais gasta do que a área adjacente.

Perguntei ao mecânico se havia algo a fazer pelo pneu, uma vez que ainda estava em ótimas condições, sem grandes desgastes nas garras, e ele disse que a lona havia se rompido. Já havia uma deformação na lateral, ou seja, o pneu estava condenado.

Eu soube que é uma situação comum nos pneus de marca Specialized, apresentarem rompimento de lona e duração pífia. Felizmente o sujeito tinha com Continental Race 2.2 29er que substitui o pneu defeituoso, logicamente, ao custo de 235 reais, um recurso que não esperava dispender tão cedo.

Troquei o pneu para prevenir um rasgo violento que pudesse ocorrer num pedal longo, porque não se tem o costume de carregar pneu reserva, portanto, se há perda de um pneu, certamente o único caminho que resta é a volta no lombo de um carro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cubos com Rolamentos ou Esferas – qual é o melhor? Qual roda gira mais livre?

Autor: Isaias Malta A velha polêmica cessará algum dia? O certo é que as bikes mais sofisticadas (caras) vêm com os tais “sealed bearings” (rolamentos selados) e aquelas abaixo de 5k vêm equipadas com anéis de esferas alojados em cones (cup and cone hub). Então, aparentemente só há argumentos bons em relação aos rolamentos e merda em cima das esferas? Errado! O melhor então seria reformular a pergunta: qual é o melhor, um cubo com rolamentos mais ou menos ou um cubo de esferas/cone de alta qualidade? Também é verdade que há por aí bikes meia boca com rolamentos chineses cujas rodas parece que giram com areia dentro. Se é verdade é que as pessoas têm problemas nos dois mundos, então vamos colocar alguns argumentos que pesam do lado das rejeitadas esferas. Aliás, a minha GT Zaskar 27.5 Sport está na faixa de preço que não comporta rolamentos, mesmo assim as rodas giram com uma liberdade absurda! E ainda melhor, sem produzir ruído algum, digamos assim, o característico zunido dos r...

Cubos rolamentados ou com esferas soltas, qual é o melhor?

Autor: Isaias Malta Essa questão dificilmente pode ser definida de maneira simples, pois se afirmarmos que as bicicletas mais sofisticadas vêm com rolamentos e as mais baratas vêm com cubos de esferas soltas, somente estaremos focando uma parte da verdade. A verdade é que também pode haver bicicletas simples equipadas com rolamentos selados e sofisticadas equipadas com esferas soltas (a marca Shimano não trabalha com rolamentos selados). O que se lê nos fóruns é muita gente reclamando de rolamentos xing-ling que fazem barulho, não rodam bem e trancam em pouco tempo. Contudo, há outros usuários que decantam em prosa e verso as virtudes dos seus cubos de esferas e não adotam de jeito nenhum os rolamentados. Por conta da tremenda confusão reinante nesse assunto, que embaralha a cabeça dos iniciantes, coloco aqui a minha experiência, já que tive duas bicicletas, uma boa e a atual excelente, a primeira com esferas e a atual com rolamentos selados. Experiências com esferas soltas / co...

Como regular a tensão do cabo dos câmbios traseiro e dianteiro?

Autor: Isaias Malta O principiante se confunde muitas vezes com os parafusos de limites (H e L) e a tensão do cabo. Se a tensão do cabo está desregulada, um dos parafusos (ou os dois) poderá não estar atuando de forma alguma. No caso do câmbio traseiro, se o cabo estiver com tensão forte demais, as marchas tenderão a subir com grande facilidade (pular das engrenagens menores para as maiores) e a descer com dificuldade. O contrário é verdadeiro, se a tensão está fraca, as marchas tendem a descer num soco e sobem arranhando, ou algumas não sobem. Pela minha experiência e preferência, gosto da tensão dos cabos a mais folgada possível, pois a sobre tensão, além de não facilitar a subida das marchas, dificulta a descida. Como regular a tensão do cabo do câmbio traseiro no ajuste fino? É simples. Digamos que a tesão já esteja boa na ponta lá em baixo. Então, você posiciona a marcha traseira na menor engrenagem. Esta é a posição de menor tensão. Agora, gire o controle de ajuste fin...