Autor: Isaias Malta
Sem dúvida é uma tecnologia formidável que, no entanto, mais de uma década após o seu surgimento, continua sendo adotada apenas por uma marca de bicicleta, apesar da Fox e a Rock Shox já terem fabricado neste período partes, ou toda a suspa sob encomenda da Cannondale. Aí nos perguntamos, que fatores estarão por trás da rejeição de uma tecnologia que se revelaria matadora no universo Mountain Bike?
Na qualidade de usuários, temos que nos fazer tais perguntas e pesquisar a fundo os motivos de tal exclusividade tão continuada. Para fins de reflexão, elenco alguns contratempos enfrentados pelos proprietários de Lefty que podem nos ajudar a entender se temos ou não estofo para suportá-los.
Para retirar a roda você tem que desparafusar o caliper do freio: apesar da facilidade de se poder trocar o pneu sem a remoção da roda, para tirar a roda é necessário desparafusar um dos parafusos do caliper do freio e afrouxar o outro.
Problemas presentes nos modelos anteriores a 2013: vazamentos de óleo frequentes com consequente perda de compressão, funcionamento linear (sem progressividade), fazendo com que canela bata no fundo em terrenos difíceis.
Manutenção custosa e difícil: suspa maravilhosa, mas de difícil manutenção. Sua estrutura complicada exige ferramentas complexas e exclusivas que poucas oficinas têm acesso. Ademais, por ser um produto exclusivo Cannondale, só a marca fornece cursos de treinamento, que entretanto, são reservados ao pessoal das oficinas autorizadas.
Nota: acho trágico depender de oficina autorizada, pois lá você é “brindado” com os piores serviços sob os preços mais absurdos. Criar reserva de mercado através da restrição de treinamento é no mínimo uma atitude burra e ignorante do interesse dos usuários. Aqui na cidade, a minha bikeshop de preferência se obriga a enviar para SP as suspas Lefty, pois nem os autorizados Cannondale possuem qualificação para mexerem nelas.
Comprimento e diâmetro proprietários de head tube: para o Lefty funcionar em outro quadro é necessário o uso de adaptadores, ou talvez, não funcione mesmo assim. O contrário também é verdadeiro, o quadro Cannondale criado para o sistema Lefty necessitaria de adaptadores para receber um garfo convencional.
Incompatibilidade do cubo: as dimensões proprietárias do eixo inviabilizam a instalação do Lefty em outros cubos que não sejam Cannondale projetados exclusivamente para receber a suspa Lefty.
Formato inadequado aos racks de transporte: o transporte de uma bike equipada com Lefty o uso de um acessório para ser fixada no rack sem a roda dianteira.
Upgrades sucessivos: dizem nos fóruns gringos que a mais nova tecnologia Lefty dura no máximo uma estação, quando muito, pois logo vêm outras modificações e outras e assim por diante.
http://www.biketek.com.br/bicicleta/suspensao-cannondale-lefty/
Há poucas ofertas de Lefty no mercado: devido ao preço e a impraticável intercambialidade, suspensões Lefty e peças são itens pouco encontrados nos mercados de novos e usados.
Sem dúvida é uma tecnologia formidável que, no entanto, mais de uma década após o seu surgimento, continua sendo adotada apenas por uma marca de bicicleta, apesar da Fox e a Rock Shox já terem fabricado neste período partes, ou toda a suspa sob encomenda da Cannondale. Aí nos perguntamos, que fatores estarão por trás da rejeição de uma tecnologia que se revelaria matadora no universo Mountain Bike?
Na qualidade de usuários, temos que nos fazer tais perguntas e pesquisar a fundo os motivos de tal exclusividade tão continuada. Para fins de reflexão, elenco alguns contratempos enfrentados pelos proprietários de Lefty que podem nos ajudar a entender se temos ou não estofo para suportá-los.
Para retirar a roda você tem que desparafusar o caliper do freio: apesar da facilidade de se poder trocar o pneu sem a remoção da roda, para tirar a roda é necessário desparafusar um dos parafusos do caliper do freio e afrouxar o outro.
Problemas presentes nos modelos anteriores a 2013: vazamentos de óleo frequentes com consequente perda de compressão, funcionamento linear (sem progressividade), fazendo com que canela bata no fundo em terrenos difíceis.
Manutenção custosa e difícil: suspa maravilhosa, mas de difícil manutenção. Sua estrutura complicada exige ferramentas complexas e exclusivas que poucas oficinas têm acesso. Ademais, por ser um produto exclusivo Cannondale, só a marca fornece cursos de treinamento, que entretanto, são reservados ao pessoal das oficinas autorizadas.
Nota: acho trágico depender de oficina autorizada, pois lá você é “brindado” com os piores serviços sob os preços mais absurdos. Criar reserva de mercado através da restrição de treinamento é no mínimo uma atitude burra e ignorante do interesse dos usuários. Aqui na cidade, a minha bikeshop de preferência se obriga a enviar para SP as suspas Lefty, pois nem os autorizados Cannondale possuem qualificação para mexerem nelas.
Comprimento e diâmetro proprietários de head tube: para o Lefty funcionar em outro quadro é necessário o uso de adaptadores, ou talvez, não funcione mesmo assim. O contrário também é verdadeiro, o quadro Cannondale criado para o sistema Lefty necessitaria de adaptadores para receber um garfo convencional.
Incompatibilidade do cubo: as dimensões proprietárias do eixo inviabilizam a instalação do Lefty em outros cubos que não sejam Cannondale projetados exclusivamente para receber a suspa Lefty.
Formato inadequado aos racks de transporte: o transporte de uma bike equipada com Lefty o uso de um acessório para ser fixada no rack sem a roda dianteira.
Upgrades sucessivos: dizem nos fóruns gringos que a mais nova tecnologia Lefty dura no máximo uma estação, quando muito, pois logo vêm outras modificações e outras e assim por diante.
http://www.biketek.com.br/bicicleta/suspensao-cannondale-lefty/
Há poucas ofertas de Lefty no mercado: devido ao preço e a impraticável intercambialidade, suspensões Lefty e peças são itens pouco encontrados nos mercados de novos e usados.
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