Autor: Isaias Malta
Quem de nós ciclistas não viaja um pouco no Street View na hora de planejar as nossas rotas? Pois bem, no olhômetro facilmente cometemos erros que depois nos provocam arrependimento do tipo viajei no Google é me ralei!
Uma das maneiras de se calcular a altimetria é através de percentual, obtendo-se a hipotenusa entre a altitude (ponto mais baixo e ponto mais alto) e a distância percorrida.
Este site fornece instruções para calcular o ângulo por percentual: http://www.praquempedala.com.br/blog/subida-com-inclinacao-de-10-15-5-voce-sabe-o-que-quer-dizer-isso/
Acho medidas de inclinações por percentuais um tanto confusas. O melhor mesmo é calcular o ângulo puro, porque aí é bate levou! Não dá margem a interpretações.
Leia este artigo que dá dicas para se calcular o ângulo de inclinação de uma rua e aprenda que se 10 graus é uma coisa absurda, 16 graus é algo do inferno! https://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/Ruas_estradas.pdf
Como a minha cidade é um conjunto de abismos e cumes, calcular o ângulo pode ser a diferença entre subir pedalando ou se esgoelando para carregar bike!
Se a rua em questão está no Street View, faça uma captura de tela de uma calçada ou muro, para você visualizar a linha de inclinação em relação a uma linha base. Veja a rua Pinto Bandeira, aqui de Bento Gonçalves-RS, em que faço justamente isso. Aqui está o link do Street View se você quiser conferir:
https://www.google.com.br/maps/@-29.1797038,-51.5058769,3a,75y,190.44h,87.23t/data=!3m6!1e1!3m4!1sBa3pQWepigO1ysLhP93gyA!2e0!7i13312!8i6656?hl=pt-BR
O próximo passo é arranjar um transferidor em formato PNG que tenha fundo transparente. Para você não quebrar a cabeça, aqui vai um: http://vignette4.wikia.nocookie.net/battle-for-escape/images/6/65/Protractor.png/revision/latest?cb=20150829212647
A seguir você cola na imagem da foto a imagem do transferidor e coloque na posição exata do ângulo que quer medir. Depois é só traçar uma linha reta do meio do transferidor até a escala para ver no que dá. Neste caso, deu exatamente 15 graus, o que é uma tremenda inclinação!
Para o conforto das nossas pobres pernas, a humanamente aceitável inclinação seria de no máximo uns 7 graus. Veja no artigo acima que uma estrada com inclinação insana de 10 graus (trecho da serra do Rio do Rastro-SC) já deve possuir todo um sistema antiderrapante para os carros não patinarem.
Para você ter uma ideia do que estamos falando, o artigo cita a Baldwin Street, aquela que é considerada a rua mais inclinada do mundo, com 19 graus, localizada na Nova Zelândia. Logo, aqui na minha cidade não estamos muito longe da rua mais íngreme do mundo, ou até posso dizer que em alguns trechos igualamos e, quiçá, superamos a tão famosa Baldwin!
Quem de nós ciclistas não viaja um pouco no Street View na hora de planejar as nossas rotas? Pois bem, no olhômetro facilmente cometemos erros que depois nos provocam arrependimento do tipo viajei no Google é me ralei!
Uma das maneiras de se calcular a altimetria é através de percentual, obtendo-se a hipotenusa entre a altitude (ponto mais baixo e ponto mais alto) e a distância percorrida.
Este site fornece instruções para calcular o ângulo por percentual: http://www.praquempedala.com.br/blog/subida-com-inclinacao-de-10-15-5-voce-sabe-o-que-quer-dizer-isso/
Acho medidas de inclinações por percentuais um tanto confusas. O melhor mesmo é calcular o ângulo puro, porque aí é bate levou! Não dá margem a interpretações.
Leia este artigo que dá dicas para se calcular o ângulo de inclinação de uma rua e aprenda que se 10 graus é uma coisa absurda, 16 graus é algo do inferno! https://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/Ruas_estradas.pdf
Como a minha cidade é um conjunto de abismos e cumes, calcular o ângulo pode ser a diferença entre subir pedalando ou se esgoelando para carregar bike!
Se a rua em questão está no Street View, faça uma captura de tela de uma calçada ou muro, para você visualizar a linha de inclinação em relação a uma linha base. Veja a rua Pinto Bandeira, aqui de Bento Gonçalves-RS, em que faço justamente isso. Aqui está o link do Street View se você quiser conferir:
https://www.google.com.br/maps/@-29.1797038,-51.5058769,3a,75y,190.44h,87.23t/data=!3m6!1e1!3m4!1sBa3pQWepigO1ysLhP93gyA!2e0!7i13312!8i6656?hl=pt-BR
O próximo passo é arranjar um transferidor em formato PNG que tenha fundo transparente. Para você não quebrar a cabeça, aqui vai um: http://vignette4.wikia.nocookie.net/battle-for-escape/images/6/65/Protractor.png/revision/latest?cb=20150829212647
A seguir você cola na imagem da foto a imagem do transferidor e coloque na posição exata do ângulo que quer medir. Depois é só traçar uma linha reta do meio do transferidor até a escala para ver no que dá. Neste caso, deu exatamente 15 graus, o que é uma tremenda inclinação!
Para o conforto das nossas pobres pernas, a humanamente aceitável inclinação seria de no máximo uns 7 graus. Veja no artigo acima que uma estrada com inclinação insana de 10 graus (trecho da serra do Rio do Rastro-SC) já deve possuir todo um sistema antiderrapante para os carros não patinarem.
Para você ter uma ideia do que estamos falando, o artigo cita a Baldwin Street, aquela que é considerada a rua mais inclinada do mundo, com 19 graus, localizada na Nova Zelândia. Logo, aqui na minha cidade não estamos muito longe da rua mais íngreme do mundo, ou até posso dizer que em alguns trechos igualamos e, quiçá, superamos a tão famosa Baldwin!
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