Pular para o conteúdo principal

Por que mulher tem que ter bicicleta ruim e andar sempre atrás?

Autor:

Primeiras impressões sobre Specialized HT Epic Comp Carbon Feminina 29
Rolou um tempinho entre nós a clássica figura do cidadão com uma bicicleta top disparado na frente, enquanto a sua esposa vem lá atrás comendo poeira. Normalmente, em parte por causa das limitações inerentes aos modelos femininos.

Depois que adquiri a minha Epic HT alumínio, as diferenças de rendimento se tornaram gritantes, então era chegada a hora de tomar uma atitude. Pesquisando no site da Specialized, descobri que esse mesmíssimo modelo Epic tinha uma versão feminina e o melhor, tinha o tamanho XS que é o único cabível para a esposa.

Só tinha um problema: os modelos Epic Hard Tail para mulheres começam com carbono, ou seja, custam uns 5 mil a mais. Mesmo assim, decidimos que valia a pena apagar o abismo entre nós é partimos para o abraço, ou melhor, para a forca dos boletos sem fim.

Já estamos pedalando juntos com as duas Epic e o rendimento da mulher simplesmente mudou da terra para céu! Mesmo nas subidas mais desgraçadas ela está me acompanhando par e passo, coisa que antes eu tinha que ficar muitos minutos esperando. Nas descidas, como temos a mesma rolagem, não nos distanciamos, a menos que eu faça uso do meu peso maior e algumas pedaladas extras.

A Epic Carbon parece papel de tão leve (aproximadamente 10 kg)! Tudo isso associado a uma geometria absurdamente confortável e performática, está elevando o nível do pedal da mulher a outros patamares. Graças a essa aquisição, podemos dizer que rompemos com a tradição da mulher se arrastando bem atrás numa bicicletinha mequetrefe, enquanto o macho voa baixo com o seu bólido bem a frente. A bem da verdade, a bike da patroa é até superior a minha, fato que deveria ser rotina entre os casais que pedalam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cubos com Rolamentos ou Esferas – qual é o melhor? Qual roda gira mais livre?

Autor: Isaias Malta A velha polêmica cessará algum dia? O certo é que as bikes mais sofisticadas (caras) vêm com os tais “sealed bearings” (rolamentos selados) e aquelas abaixo de 5k vêm equipadas com anéis de esferas alojados em cones (cup and cone hub). Então, aparentemente só há argumentos bons em relação aos rolamentos e merda em cima das esferas? Errado! O melhor então seria reformular a pergunta: qual é o melhor, um cubo com rolamentos mais ou menos ou um cubo de esferas/cone de alta qualidade? Também é verdade que há por aí bikes meia boca com rolamentos chineses cujas rodas parece que giram com areia dentro. Se é verdade é que as pessoas têm problemas nos dois mundos, então vamos colocar alguns argumentos que pesam do lado das rejeitadas esferas. Aliás, a minha GT Zaskar 27.5 Sport está na faixa de preço que não comporta rolamentos, mesmo assim as rodas giram com uma liberdade absurda! E ainda melhor, sem produzir ruído algum, digamos assim, o característico zunido dos r...

Cubos rolamentados ou com esferas soltas, qual é o melhor?

Autor: Isaias Malta Essa questão dificilmente pode ser definida de maneira simples, pois se afirmarmos que as bicicletas mais sofisticadas vêm com rolamentos e as mais baratas vêm com cubos de esferas soltas, somente estaremos focando uma parte da verdade. A verdade é que também pode haver bicicletas simples equipadas com rolamentos selados e sofisticadas equipadas com esferas soltas (a marca Shimano não trabalha com rolamentos selados). O que se lê nos fóruns é muita gente reclamando de rolamentos xing-ling que fazem barulho, não rodam bem e trancam em pouco tempo. Contudo, há outros usuários que decantam em prosa e verso as virtudes dos seus cubos de esferas e não adotam de jeito nenhum os rolamentados. Por conta da tremenda confusão reinante nesse assunto, que embaralha a cabeça dos iniciantes, coloco aqui a minha experiência, já que tive duas bicicletas, uma boa e a atual excelente, a primeira com esferas e a atual com rolamentos selados. Experiências com esferas soltas / co...

Passo-a-passo da sangria de freios hidráulicos Shimano segundo o vídeo mais completo da Internet

Autor: Isaias Malta É interessante que você mesmo proceda a sangria no freio hidráulico da sua bike? Pelo que acompanhei numa oficina de confiança, o mecânico nunca tem todo o tempo do mundo para perfazer todos os passos recomendados da sangria, assim ele queima etapas para ganhar tempo. O resultado é que, provavelmente, ficarão algumas bolhas de ar no sistema, haverá óleo de mais ou de menos, alguma desregulagem nos pistões, etc. Ademais, se a recomendação é sangrar cada vez que se troca as pastilhas, o que dá em média 2 vezes por ano, fica oneroso e trabalhoso levar muitas vezes a bicicleta na oficina para se fazer um serviço que pode ser feito perfeitamente em casa, com muito mais qualidade. O vídeo a seguir é o tutorial mais completo que achei na net, inclusive é mais explicativo do que o próprio material da Shimano. Como o meu freio hidráulico é Alivio (manete M506, pinça M447), darei atenção no que concerne ao geral dos freios Shimano, já que o vídeo versa sobre um freio XT....