Autor: Isaias Malta
Quando comprei a minha 1ª bike com suspensão pneumática (Rock Shox XC-30), soube que a calibragem só poderia ser feita com uma bomba de ar especial. Como todo marinheiro de primeira viagem, achei que passando na oficina eventualmente para checar os PSI era suficiente.
Só a experiência acaba revelando alguns problemas de percurso:
- na loja, ao invés deles utilizarem o SAG (leia o artigo linkado abaixo), usaram simplesmente a tabelinha do fabricante aposta no corpo da suspensão. Ou seja, colocaram duro e seco os 120 PSI indicados para o meu peso;
- para o meu tipo de terreno misto, 120 ser revelou bem incômodo. Numa outra oficina, o cara sugeriu 115 PSI, medida que aumentou o conforto, mas não resolveu totalmente o problema da dureza;
- não cheguei a me sentir totalmente cômodo com esta suspa, ainda mais porque não entendia muito bem a regulagem do REBOUND. Antes disso, acabei trocando de bike e somente na nova e que me pus a pesquisar mais profundamente esses assuntos.
Minha primeira lição é que aparecer num bicicletário só para regular a suspa, os caras até podem te atender sem cobrar nada, mas fica no ar aquela coisa meio chata deles estarem trabalhando de graça, da coisa do favor.
Então, cheguei à conclusão de que eu deveria ter a minha própria bombinha, ainda mais porque a minha mulher está adquirindo uma nova bike com suspensão a ar. No caso dela, eu mesmo farei o SAG, regularei o REBOUND e definirei a pressão dos pneus, nos parâmetros mais brandos e adequados às peculiaridades da fisiologia feminina.
Naturalmente, quando a minha nova bike saiu da loja, o camarada calibrou a Rock Shox Reba com os famigerados 120 PSI, que a deixou dura feito um pau. Felizmente, no primeiro pedal, esqueci de conferir a calibragem dos pneus e eles estavam mais ou menos com 10 libras abaixo da pressão mínima de 35 PSI. Assim, uma coisa equilibrou a outra, mas digamos assim, estava uma porcaria.
Na decorrência, apareci num bicicletário de confiança e pedi para calibrarem a suspa. Aí eles fizeram o SAG e a pressão ficou entre 90 e 100 PSI, segundo a palavra do mecânico - que ficou perfeito!
Aproximadamente umas 3 semanas depois, hoje comprei uma bombinha Specialized e dei uma conferida na pressão e estava com 80 PSI, ou seja, valor muito baixo para o meu peso. Então, calibrei entre 95 e 100 PSI para ver no que dá. Adicionalmente, baixei a pressão dos pneus, que estava usando em 50 para 40 PSI. Apesar de dar um fôlego tremendo no asfalto, a maior calibragem deixava os terrenos ruins muito trepidantes!
Enfim, vejo hoje que a questão da regulagem das pressões pneumáticas deve ser frequentemente checada, por isso, alguns profissionais chegam a levar a campo, além da bombinha de encher pneus, a bombinha própria para calibrar a suspa.
Aí surge a pergunta: é possível usar a bomba de suspa para calibrar pneus e vice-versa. E a resposta é não! Como a câmara de ar da suspensão é muito pequena, a bomba específica tem capacidade de bombear pequenas quantidades de ar. Se você insistir em usá-la para calibrar os pneus, até conseguirá, mas levará um tempão enorme.
O contrário é muito mais perigoso, já que o uso de uma bomba de pneu na suspensão pode facilmente explodir a câmara interna, devido ao excesso de volume de ar bombeado. Se você apelar para um compressor de posto de gasolina, aí sim o desastre é certo!
Artigo interessante que mostra como fazer o SAG, traz tabelas dos fabricantes e explica sobre a regulagem do REBOUND: http://mtbbrasilia.com.br/2013/08/16/oficina-como-regular-corretamente-seu-amortecedor-a-ar/
Foto: http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta_noticia.php?bomba_de_suspensao_para_bike&id=31262
Quando comprei a minha 1ª bike com suspensão pneumática (Rock Shox XC-30), soube que a calibragem só poderia ser feita com uma bomba de ar especial. Como todo marinheiro de primeira viagem, achei que passando na oficina eventualmente para checar os PSI era suficiente.
Só a experiência acaba revelando alguns problemas de percurso:
- na loja, ao invés deles utilizarem o SAG (leia o artigo linkado abaixo), usaram simplesmente a tabelinha do fabricante aposta no corpo da suspensão. Ou seja, colocaram duro e seco os 120 PSI indicados para o meu peso;
- para o meu tipo de terreno misto, 120 ser revelou bem incômodo. Numa outra oficina, o cara sugeriu 115 PSI, medida que aumentou o conforto, mas não resolveu totalmente o problema da dureza;
- não cheguei a me sentir totalmente cômodo com esta suspa, ainda mais porque não entendia muito bem a regulagem do REBOUND. Antes disso, acabei trocando de bike e somente na nova e que me pus a pesquisar mais profundamente esses assuntos.
Minha primeira lição é que aparecer num bicicletário só para regular a suspa, os caras até podem te atender sem cobrar nada, mas fica no ar aquela coisa meio chata deles estarem trabalhando de graça, da coisa do favor.
Então, cheguei à conclusão de que eu deveria ter a minha própria bombinha, ainda mais porque a minha mulher está adquirindo uma nova bike com suspensão a ar. No caso dela, eu mesmo farei o SAG, regularei o REBOUND e definirei a pressão dos pneus, nos parâmetros mais brandos e adequados às peculiaridades da fisiologia feminina.
Naturalmente, quando a minha nova bike saiu da loja, o camarada calibrou a Rock Shox Reba com os famigerados 120 PSI, que a deixou dura feito um pau. Felizmente, no primeiro pedal, esqueci de conferir a calibragem dos pneus e eles estavam mais ou menos com 10 libras abaixo da pressão mínima de 35 PSI. Assim, uma coisa equilibrou a outra, mas digamos assim, estava uma porcaria.
Na decorrência, apareci num bicicletário de confiança e pedi para calibrarem a suspa. Aí eles fizeram o SAG e a pressão ficou entre 90 e 100 PSI, segundo a palavra do mecânico - que ficou perfeito!
Aproximadamente umas 3 semanas depois, hoje comprei uma bombinha Specialized e dei uma conferida na pressão e estava com 80 PSI, ou seja, valor muito baixo para o meu peso. Então, calibrei entre 95 e 100 PSI para ver no que dá. Adicionalmente, baixei a pressão dos pneus, que estava usando em 50 para 40 PSI. Apesar de dar um fôlego tremendo no asfalto, a maior calibragem deixava os terrenos ruins muito trepidantes!
Enfim, vejo hoje que a questão da regulagem das pressões pneumáticas deve ser frequentemente checada, por isso, alguns profissionais chegam a levar a campo, além da bombinha de encher pneus, a bombinha própria para calibrar a suspa.
Aí surge a pergunta: é possível usar a bomba de suspa para calibrar pneus e vice-versa. E a resposta é não! Como a câmara de ar da suspensão é muito pequena, a bomba específica tem capacidade de bombear pequenas quantidades de ar. Se você insistir em usá-la para calibrar os pneus, até conseguirá, mas levará um tempão enorme.
O contrário é muito mais perigoso, já que o uso de uma bomba de pneu na suspensão pode facilmente explodir a câmara interna, devido ao excesso de volume de ar bombeado. Se você apelar para um compressor de posto de gasolina, aí sim o desastre é certo!
Artigo interessante que mostra como fazer o SAG, traz tabelas dos fabricantes e explica sobre a regulagem do REBOUND: http://mtbbrasilia.com.br/2013/08/16/oficina-como-regular-corretamente-seu-amortecedor-a-ar/
Foto: http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta_noticia.php?bomba_de_suspensao_para_bike&id=31262
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