Pular para o conteúdo principal

Tipos de selim

Autor:
O componente mais problemático da bicicleta é o selim, por representar a interface mais íntima entre o elemento humano e a máquina. Portanto, a escolha do selim deveria depender muito mais das necessidades do indivíduo, do que do desejo de ter algo sofisticado e caro, mas prejudicial à saúde

Tais necessidades são resumidamente:
- Posição: ereta, um pouco inclinada, agressivamente inclinada.
- Tipo de uso: urbano, estradões de chão, misto, trilhas, estradas pavimentadas, asfalto, etc.
- Horas de pedal contínuo: selins fofos podem ser torturantes depois de várias horas de pedal.

Concluindo, você nunca deve procurar se adaptar ao selim, pois é o selim que tem de se adaptar ao seu perfil.

Cruiser
São selins grandes, fofos, às vezes estofados com gel, equipados com molas ou elastômeros (coxins de borracha) responsáveis pelo amortecimento de impactos. Normalmente são usados em bicicletas de passeio para uso urbano, ocasional e transporte.

Noseless – shortnose – sem bico – sem nariz
Problemas de dormência e dor no períneo e área escrotal levaram os fabricantes a proporem novos e revolucionários desenhos de selim, cortando ou encurtando radicalmente o bico. Exemplo de noseless: ISM Adamo.

MTB
Ao contrário dos selins de passeio, convencionou-se que esses devem ser um tanto estreitos, finos, compridos e duros. Por isso as mountain bikes vem equipadas de fábrica com este tipo de selim, que normalmente não agrada os ciclistas recreativos. As classificações se confundem um pouco com as bikes de estrada, mas não deveriam, pois a categoria MTB enfrenta condições adversas que exigiriam um cuidado bem mais apurado com a questão do amortecimento.

Road
Selim especificamente desenhado para a posição aero. Normalmente seus desenhos se preocupam em fornecer canal adequado à zona do períneo.

Racing
Tipo desenvolvido para competições de ciclismo. São estreitos e compridos para permitir várias posições e aumentar a performance.

Aranha – Spyder
Como é que pode um assento feito de material duro tornar-se confortável? Simples, aplica-se o mesmo princípio das cadeiras ergonômicas, do tipo Herman Miller, confeccionada em PVC trançado. Quem usa este tipo de selim testemunha que é bem macio.
Exemplo: Tioga Spyder

Feminino
Algumas marcas desenvolvem selins especificamente desenhados para atender a anatomia feminina e sua peculiar distribuição de peso. Exemplo de marcas com modelos femininos: Georgena Terry, Specialized, Serfas, etc.

Masculino
Os homens, principalmente quando atingem a idade em que o crescimento da próstata é mais incidente, reclamam bastante de dormência na zona do períneo. Nessas condições, forçar o corpo para suportar ou se “acostumar” com ao selim top indicado pelos amigos fodões é praticamente uma assinatura de atestado de impotência sexual. Para resolver esses problemas, algumas marcas desenvolvem selins que não pressionam a área do períneo. A marca Serfas oferece vários modelos deste tipo.

Performance
Conforto e performance nunca andam juntas. Logo, os fãs de performance, tanto em competições formais, quanto em endurances pessoais, são obrigados a se adaptarem a equipamentos que maximizam o esforço físico, quase sempre à custa do bem estar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cubos com Rolamentos ou Esferas – qual é o melhor? Qual roda gira mais livre?

Autor: Isaias Malta A velha polêmica cessará algum dia? O certo é que as bikes mais sofisticadas (caras) vêm com os tais “sealed bearings” (rolamentos selados) e aquelas abaixo de 5k vêm equipadas com anéis de esferas alojados em cones (cup and cone hub). Então, aparentemente só há argumentos bons em relação aos rolamentos e merda em cima das esferas? Errado! O melhor então seria reformular a pergunta: qual é o melhor, um cubo com rolamentos mais ou menos ou um cubo de esferas/cone de alta qualidade? Também é verdade que há por aí bikes meia boca com rolamentos chineses cujas rodas parece que giram com areia dentro. Se é verdade é que as pessoas têm problemas nos dois mundos, então vamos colocar alguns argumentos que pesam do lado das rejeitadas esferas. Aliás, a minha GT Zaskar 27.5 Sport está na faixa de preço que não comporta rolamentos, mesmo assim as rodas giram com uma liberdade absurda! E ainda melhor, sem produzir ruído algum, digamos assim, o característico zunido dos r...

Cubos rolamentados ou com esferas soltas, qual é o melhor?

Autor: Isaias Malta Essa questão dificilmente pode ser definida de maneira simples, pois se afirmarmos que as bicicletas mais sofisticadas vêm com rolamentos e as mais baratas vêm com cubos de esferas soltas, somente estaremos focando uma parte da verdade. A verdade é que também pode haver bicicletas simples equipadas com rolamentos selados e sofisticadas equipadas com esferas soltas (a marca Shimano não trabalha com rolamentos selados). O que se lê nos fóruns é muita gente reclamando de rolamentos xing-ling que fazem barulho, não rodam bem e trancam em pouco tempo. Contudo, há outros usuários que decantam em prosa e verso as virtudes dos seus cubos de esferas e não adotam de jeito nenhum os rolamentados. Por conta da tremenda confusão reinante nesse assunto, que embaralha a cabeça dos iniciantes, coloco aqui a minha experiência, já que tive duas bicicletas, uma boa e a atual excelente, a primeira com esferas e a atual com rolamentos selados. Experiências com esferas soltas / co...

Como regular a tensão do cabo dos câmbios traseiro e dianteiro?

Autor: Isaias Malta O principiante se confunde muitas vezes com os parafusos de limites (H e L) e a tensão do cabo. Se a tensão do cabo está desregulada, um dos parafusos (ou os dois) poderá não estar atuando de forma alguma. No caso do câmbio traseiro, se o cabo estiver com tensão forte demais, as marchas tenderão a subir com grande facilidade (pular das engrenagens menores para as maiores) e a descer com dificuldade. O contrário é verdadeiro, se a tensão está fraca, as marchas tendem a descer num soco e sobem arranhando, ou algumas não sobem. Pela minha experiência e preferência, gosto da tensão dos cabos a mais folgada possível, pois a sobre tensão, além de não facilitar a subida das marchas, dificulta a descida. Como regular a tensão do cabo do câmbio traseiro no ajuste fino? É simples. Digamos que a tesão já esteja boa na ponta lá em baixo. Então, você posiciona a marcha traseira na menor engrenagem. Esta é a posição de menor tensão. Agora, gire o controle de ajuste fin...