Autor: Isaias Malta
O componente mais problemático da bicicleta é o selim, por representar a interface mais íntima entre o elemento humano e a máquina. Portanto, a escolha do selim deveria depender muito mais das necessidades do indivíduo, do que do desejo de ter algo sofisticado e caro, mas prejudicial à saúde
Tais necessidades são resumidamente:
- Posição: ereta, um pouco inclinada, agressivamente inclinada.
- Tipo de uso: urbano, estradões de chão, misto, trilhas, estradas pavimentadas, asfalto, etc.
- Horas de pedal contínuo: selins fofos podem ser torturantes depois de várias horas de pedal.
Concluindo, você nunca deve procurar se adaptar ao selim, pois é o selim que tem de se adaptar ao seu perfil.
Cruiser
São selins grandes, fofos, às vezes estofados com gel, equipados com molas ou elastômeros (coxins de borracha) responsáveis pelo amortecimento de impactos. Normalmente são usados em bicicletas de passeio para uso urbano, ocasional e transporte.
Noseless – shortnose – sem bico – sem nariz
Problemas de dormência e dor no períneo e área escrotal levaram os fabricantes a proporem novos e revolucionários desenhos de selim, cortando ou encurtando radicalmente o bico. Exemplo de noseless: ISM Adamo.
MTB
Ao contrário dos selins de passeio, convencionou-se que esses devem ser um tanto estreitos, finos, compridos e duros. Por isso as mountain bikes vem equipadas de fábrica com este tipo de selim, que normalmente não agrada os ciclistas recreativos. As classificações se confundem um pouco com as bikes de estrada, mas não deveriam, pois a categoria MTB enfrenta condições adversas que exigiriam um cuidado bem mais apurado com a questão do amortecimento.
Road
Selim especificamente desenhado para a posição aero. Normalmente seus desenhos se preocupam em fornecer canal adequado à zona do períneo.
Racing
Tipo desenvolvido para competições de ciclismo. São estreitos e compridos para permitir várias posições e aumentar a performance.
Aranha – Spyder
Como é que pode um assento feito de material duro tornar-se confortável? Simples, aplica-se o mesmo princípio das cadeiras ergonômicas, do tipo Herman Miller, confeccionada em PVC trançado. Quem usa este tipo de selim testemunha que é bem macio.
Exemplo: Tioga Spyder
Feminino
Algumas marcas desenvolvem selins especificamente desenhados para atender a anatomia feminina e sua peculiar distribuição de peso. Exemplo de marcas com modelos femininos: Georgena Terry, Specialized, Serfas, etc.
Masculino
Os homens, principalmente quando atingem a idade em que o crescimento da próstata é mais incidente, reclamam bastante de dormência na zona do períneo. Nessas condições, forçar o corpo para suportar ou se “acostumar” com ao selim top indicado pelos amigos fodões é praticamente uma assinatura de atestado de impotência sexual. Para resolver esses problemas, algumas marcas desenvolvem selins que não pressionam a área do períneo. A marca Serfas oferece vários modelos deste tipo.
Performance
Conforto e performance nunca andam juntas. Logo, os fãs de performance, tanto em competições formais, quanto em endurances pessoais, são obrigados a se adaptarem a equipamentos que maximizam o esforço físico, quase sempre à custa do bem estar.
O componente mais problemático da bicicleta é o selim, por representar a interface mais íntima entre o elemento humano e a máquina. Portanto, a escolha do selim deveria depender muito mais das necessidades do indivíduo, do que do desejo de ter algo sofisticado e caro, mas prejudicial à saúde
Tais necessidades são resumidamente:
- Posição: ereta, um pouco inclinada, agressivamente inclinada.
- Tipo de uso: urbano, estradões de chão, misto, trilhas, estradas pavimentadas, asfalto, etc.
- Horas de pedal contínuo: selins fofos podem ser torturantes depois de várias horas de pedal.
Concluindo, você nunca deve procurar se adaptar ao selim, pois é o selim que tem de se adaptar ao seu perfil.
Cruiser
São selins grandes, fofos, às vezes estofados com gel, equipados com molas ou elastômeros (coxins de borracha) responsáveis pelo amortecimento de impactos. Normalmente são usados em bicicletas de passeio para uso urbano, ocasional e transporte.
Noseless – shortnose – sem bico – sem nariz
Problemas de dormência e dor no períneo e área escrotal levaram os fabricantes a proporem novos e revolucionários desenhos de selim, cortando ou encurtando radicalmente o bico. Exemplo de noseless: ISM Adamo.
MTB
Ao contrário dos selins de passeio, convencionou-se que esses devem ser um tanto estreitos, finos, compridos e duros. Por isso as mountain bikes vem equipadas de fábrica com este tipo de selim, que normalmente não agrada os ciclistas recreativos. As classificações se confundem um pouco com as bikes de estrada, mas não deveriam, pois a categoria MTB enfrenta condições adversas que exigiriam um cuidado bem mais apurado com a questão do amortecimento.
Road
Selim especificamente desenhado para a posição aero. Normalmente seus desenhos se preocupam em fornecer canal adequado à zona do períneo.
Racing
Tipo desenvolvido para competições de ciclismo. São estreitos e compridos para permitir várias posições e aumentar a performance.
Aranha – Spyder
Como é que pode um assento feito de material duro tornar-se confortável? Simples, aplica-se o mesmo princípio das cadeiras ergonômicas, do tipo Herman Miller, confeccionada em PVC trançado. Quem usa este tipo de selim testemunha que é bem macio.
Exemplo: Tioga Spyder
Feminino
Algumas marcas desenvolvem selins especificamente desenhados para atender a anatomia feminina e sua peculiar distribuição de peso. Exemplo de marcas com modelos femininos: Georgena Terry, Specialized, Serfas, etc.
Masculino
Os homens, principalmente quando atingem a idade em que o crescimento da próstata é mais incidente, reclamam bastante de dormência na zona do períneo. Nessas condições, forçar o corpo para suportar ou se “acostumar” com ao selim top indicado pelos amigos fodões é praticamente uma assinatura de atestado de impotência sexual. Para resolver esses problemas, algumas marcas desenvolvem selins que não pressionam a área do períneo. A marca Serfas oferece vários modelos deste tipo.
Performance
Conforto e performance nunca andam juntas. Logo, os fãs de performance, tanto em competições formais, quanto em endurances pessoais, são obrigados a se adaptarem a equipamentos que maximizam o esforço físico, quase sempre à custa do bem estar.
Comentários
Postar um comentário