Autor: Isaias Malta
A minha bike veio equipada com pneus Continental Race King Performance diâmetro 27.5 pol e largura 2.2 pol. Devido a um episódio de furo, fui atrás de informações sobre características de pneus para mountain bike e vejamos o que encontrei.
Cravos altos x cravos baixos
Quanto mais “cravudo” o pneu, mas para fora de estrada ele se prestará, mas menos para uso misto. O meu é de cravo baixo, que melhor se adapta ao meu uso mais urbano, pavimento, estada de chão.
Arame/Kevlar
Além da diferença óbvia de custo, os pneus com estrutura de arame são armados, enquanto os de kevlar são flexíveis, podendo ser virados do avesso sem qualquer problema. A adoção do kevlar se deu para facilitar a manutenção de estrada, pois não é necessário o uso de ferramentas para desmontagem/montagem do pneu durante o reparo.
Largura
Creio que 2.2 polegadas é uma boa medida para uso misto, acima disso está mais para down hill e abaixo, se adequa ao uso urbano/estrada.
Número de camadas de proteção
Quanto maior o número de camadas, maior proteção contra furos, porém, maior peso. Os mais protegidos chegam a ter 4 camadas!
TPI (threads per inch)
É o número de fios de nylon por polegada. Significa que quanto maior for, mais proteção contra batidas, furos e rasgos o pneu possui. Alguns modelos indicam o número de camadas seguido do TPI.
Dureza
Quanto mais duro é um pneu, mas veloz ele será, porém mais agarrará menos e transmitirá mais a trepidação. Ao contrário, um pneu macio será mais confortável em terrenos ruins, mas durará menos. As fábricas têm procurado fazer um meio termo nos seus modelos, borracha mais dura nas bordas (resistência) e mais macia no centro (conforto).
Tubeless
Pneus de bicicleta sem câmara implicam em aplicação de substância selante, uso de válvulas específicas e o revestimento do aro com uma fita especial. Promete ser a solução definitiva contra os agentes perfurantes comuns tais como pregos, espinhos, limalhas, etc, todavia, não aguenta rasgos.
Diâmetro da câmara
Você vai na bikeshop e pede uma câmara, normalmente o vendedor não titubeia quanto ao diâmetro do aro, mas no tocante à largura, a coisa costuma ir pelo “essa aqui dá”. Ora, as câmeras costumam ser especificadas para determinada faixa de diâmetros mínimo e máximo de pneus. Não use câmara cujo valor máximo fica abaixo do diâmetro do seu pneu, pois ela ficará boiando, fato que aumenta a fricção e provoca desgaste. Também não é aconselhável usar uma câmera cujo valor de diâmetro mínimo está acima do diâmetro do seu pneu.
Em posse dessas informações, podemos traçar o nosso perfil de uso para planejarmos previamente os futuros pneus que equiparão nossas bikes, já que eles costumam durar (se não rasgarem antes) cerca de 3 mil a 4 mil km.
A minha bike veio equipada com pneus Continental Race King Performance diâmetro 27.5 pol e largura 2.2 pol. Devido a um episódio de furo, fui atrás de informações sobre características de pneus para mountain bike e vejamos o que encontrei.
Cravos altos x cravos baixos
Quanto mais “cravudo” o pneu, mas para fora de estrada ele se prestará, mas menos para uso misto. O meu é de cravo baixo, que melhor se adapta ao meu uso mais urbano, pavimento, estada de chão.
Arame/Kevlar
Além da diferença óbvia de custo, os pneus com estrutura de arame são armados, enquanto os de kevlar são flexíveis, podendo ser virados do avesso sem qualquer problema. A adoção do kevlar se deu para facilitar a manutenção de estrada, pois não é necessário o uso de ferramentas para desmontagem/montagem do pneu durante o reparo.
Largura
Creio que 2.2 polegadas é uma boa medida para uso misto, acima disso está mais para down hill e abaixo, se adequa ao uso urbano/estrada.
Número de camadas de proteção
Quanto maior o número de camadas, maior proteção contra furos, porém, maior peso. Os mais protegidos chegam a ter 4 camadas!
TPI (threads per inch)
É o número de fios de nylon por polegada. Significa que quanto maior for, mais proteção contra batidas, furos e rasgos o pneu possui. Alguns modelos indicam o número de camadas seguido do TPI.
Dureza
Quanto mais duro é um pneu, mas veloz ele será, porém mais agarrará menos e transmitirá mais a trepidação. Ao contrário, um pneu macio será mais confortável em terrenos ruins, mas durará menos. As fábricas têm procurado fazer um meio termo nos seus modelos, borracha mais dura nas bordas (resistência) e mais macia no centro (conforto).
Tubeless
Pneus de bicicleta sem câmara implicam em aplicação de substância selante, uso de válvulas específicas e o revestimento do aro com uma fita especial. Promete ser a solução definitiva contra os agentes perfurantes comuns tais como pregos, espinhos, limalhas, etc, todavia, não aguenta rasgos.
Diâmetro da câmara
Você vai na bikeshop e pede uma câmara, normalmente o vendedor não titubeia quanto ao diâmetro do aro, mas no tocante à largura, a coisa costuma ir pelo “essa aqui dá”. Ora, as câmeras costumam ser especificadas para determinada faixa de diâmetros mínimo e máximo de pneus. Não use câmara cujo valor máximo fica abaixo do diâmetro do seu pneu, pois ela ficará boiando, fato que aumenta a fricção e provoca desgaste. Também não é aconselhável usar uma câmera cujo valor de diâmetro mínimo está acima do diâmetro do seu pneu.
Em posse dessas informações, podemos traçar o nosso perfil de uso para planejarmos previamente os futuros pneus que equiparão nossas bikes, já que eles costumam durar (se não rasgarem antes) cerca de 3 mil a 4 mil km.
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