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Meu 1º pneu furado, tinha que ser o traseiro!

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Algum dia acontece! Sábado, dia 24/09, voltei de um ride para a cidade, +- 14 kms, tudo normal aparentemente, mas no dia seguinte o pneu traseiro estava no chão. Logo o traseiro! Ainda bem que a bike só arriou depois de eu ter chegado em casa são e salvo.

Bueno, já tinha comprado câmara de reposição, kit de reparos e espátulas, ou seja, já tinha o armamento pesado, mas faltava a experiência. Ainda bem que eu aprendera a uns 2 meses a tirar a roda traseira com este vídeo:


Já para e efetuar o reparo, este outro vídeo dá uma baita ajuda!


DICA IMPORTANTE achada por mim
Estado em campo ou em casa, não dê primeiramente atenção à câmara, mas sim ao pneu. Soube a história de um velhinho que saiu num rolê de alguma centena de Kms com a sua road e acabou furando 4 vezes o pneu! No último, ele se rendeu aos céus e acabou voltando de táxi. Qual foi o problema do bom velhinho? Ele não inspecionou devidamente o pneu, então provavelmente a causa do furo continuava bem ali, furando a câmara sempre no mesmo lugar.

Como o pneu levou uma noite inteira para esvaziar, a conclusão lógica é que só podia ser um pequeno furinho. Então, com o sentido humano mais aguçado de todos, o tato, esquadrinhei milímetro por milímetro o pneu. Como o meu pneu de MTB é de kevlar, sem estrutura de arame, virei do avesso para facilitar o exame. Encontrei dois espinhos de planta bem fininhos que os dedos perceberam muito bem. Só o primeiro espinho fez o furo, o 2º não tinha, ainda, tamanho suficiente para perfurar a câmara.

Para sacar fora os malditos, tive que usar uma pinça modificada de manicure e uma lupa. Como medida de precaução, coloquei reparos no pneu no local dos furos. A experiência me leva a pensar que em campo, como é que se consegue fazer uma inspeção de tal nível de detalhamento, usando lupa e pinça? No meu caso, em campo uma bomba poderia ter quebrado o galho até a volta, pois o vazamento de ar era muito pequeno. Por isso, ter sempre uma bomba instalada na própria bike é essencial para estes casos de pequenos furos, que dificilmente você conseguirá sanar na estrada.

De qualquer maneira, os pilotos que se propõem a consertar os pneus na estrada, deveriam levar no “kit de primeiros socorros” uma pinça de ponta fina.

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