Autor: Isaias Malta
Desde junho estou usando exclusivamente o lubrificante seco Squirt, cujo princípio ativo é a base de cera de abelha. De lá para cá já posso afirmar com certeza algumas coisas sobre essa ótima opção aos engordurantes lubrificantes úmidos tradicionais.
1) Efetivamente você tem que estar afim de manter a sua bicicleta em dia. Explico, é que a lubrificação seca requer mais aplicações e limpezas mais frequentes.
2) Contudo, a limpeza é enormemente facilitada porque a sujeira não adere à corrente, como acontece nos gordurosos lubrificantes úmidos. Assim, você passa um pincel é literalmente a sujeira cai em pedacinhos.
3) Estando a corrente lubrificada e limpa, você não ouve nenhum ruído, não experimenta nenhuma falha nas trocas de marchas.
4) Agora, depois de alguns pedais, digamos uns 3, você começa a ouvir a movimentação dos elos e, eventualmente, pode até ouvir alguns estalos. Então, já sabe que é hora de limpar e lubrificar. Prefiro não deixar as coisas ficarem realmente ruins, pois gosto de me antecipar aos mínimos sinais que a corrente seca costuma dar.
5) Como eu falei, a limpeza é extremamente simples. Dou uma jateada de ar comprimido juntamente com uma escova para tirar as pequenas lascas de sujeira acumuladas. Depois passo um pano seco. Normalmente, para fazer essas limpezas simples, não uso água, somente essa limpeza seca. Logicamente, se há lama, não há como não proceder a lavagem completa da bike.
6) Estou muito contente com o resultado de poder fazer a manutenção da transmissão da bike sem me atolar em óleo grudado de sujeira. Sempre tive asco de lubrificação úmida, inclusive nas minhas ex-motos, tanto que costumava jogar grafite depois de lubrificar com óleo, justamente para tentar minimizar o acúmulo de sujeira em cima do lubrificante.
Desde junho estou usando exclusivamente o lubrificante seco Squirt, cujo princípio ativo é a base de cera de abelha. De lá para cá já posso afirmar com certeza algumas coisas sobre essa ótima opção aos engordurantes lubrificantes úmidos tradicionais.
1) Efetivamente você tem que estar afim de manter a sua bicicleta em dia. Explico, é que a lubrificação seca requer mais aplicações e limpezas mais frequentes.
2) Contudo, a limpeza é enormemente facilitada porque a sujeira não adere à corrente, como acontece nos gordurosos lubrificantes úmidos. Assim, você passa um pincel é literalmente a sujeira cai em pedacinhos.
3) Estando a corrente lubrificada e limpa, você não ouve nenhum ruído, não experimenta nenhuma falha nas trocas de marchas.
4) Agora, depois de alguns pedais, digamos uns 3, você começa a ouvir a movimentação dos elos e, eventualmente, pode até ouvir alguns estalos. Então, já sabe que é hora de limpar e lubrificar. Prefiro não deixar as coisas ficarem realmente ruins, pois gosto de me antecipar aos mínimos sinais que a corrente seca costuma dar.
5) Como eu falei, a limpeza é extremamente simples. Dou uma jateada de ar comprimido juntamente com uma escova para tirar as pequenas lascas de sujeira acumuladas. Depois passo um pano seco. Normalmente, para fazer essas limpezas simples, não uso água, somente essa limpeza seca. Logicamente, se há lama, não há como não proceder a lavagem completa da bike.
6) Estou muito contente com o resultado de poder fazer a manutenção da transmissão da bike sem me atolar em óleo grudado de sujeira. Sempre tive asco de lubrificação úmida, inclusive nas minhas ex-motos, tanto que costumava jogar grafite depois de lubrificar com óleo, justamente para tentar minimizar o acúmulo de sujeira em cima do lubrificante.
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