Pular para o conteúdo principal

Como prolongar a duração da bateria de lítio das bicicletas elétricas?

Autor:
Quem tem uma bicicleta elétrica, tipo a minha esposa, sempre se preocupa em maximizar a autonomia para pedalar mais longe entre uma carga e outra. Felizmente, os macetes para prolongar a durabilidade, tanto das cargas, quanto da integridade das células são bem simples de se seguir.

1) Usar sempre o sistema PEDELEC, também chamado de PAS (Pedal Assist System). Alguns modelos atuais de kits elétricos não vêm equipados com acelerador.

2) Desligar o motor nas situações em que não precisa
O melhor mesmo é instalar um interruptor adicional de fácila cesso no guidão, ligado ao módulo de controle, usando o mesmo fio conectado aos interruptores dos manetes de freio.

3) Não arrancar usando o motor

O mais recomendável é ligar o motor somente com o “bonde andando”, ou seja, nunca iniciar o movimento no motor, já que essa é a situação que provoca um grande pico de consumo de bateria. Logo, o mais saudável é partir sempre com o motor desligado e liga-lo quando a bicicleta está em movimento pleno.

4) Acionar o mecanismo regenerativo de energia nas situações concomitante aos freios e nas descidas. O sistema regenerativo é o mesmo do item 2, quando você desliga o pedelec, o giro livre da roda em que está instalado o motor produz uma carga que serve para abastecer um pouco a bateria.

5) Não abusar das marchas leves
O PEDELEC funciona da seguinte forma: quanto mais rápido você pedala, maior potência é transferida para o motor, consequentemente, mais energia é consumida. Se na hora de ajudar o motor, você opta por marchas mais pesadas, há 3 resultados benéficos:
a) o giro menor implica em menor consumo;
b) dessa maneira você consegue controlar a velocidade nas subidas, evitando assim as disparadas que são as grandes responsáveis pelo dreno de bateria;
c) você aprimora o seu fitness.

6) Suspender o uso quando painel avisa carga baixa
Caso você continue usando em condições de carga baixa, as células que ainda têm energia funcionarão em sobrecarga, fato que pode provocar seu inchamento e posterior inutilização.

7) Quando a bateria se esgota, ela deve ser recarregada em até 48 horas;
As baterias de lítio não podem ser guardas descarregadas

8) Nunca deixar muito tempo a bateria carregando depois da luz verde do carregador ter acendido;

9) A vida útil das baterias de lítio diminui quando elas são usadas até o final da carga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cubos com Rolamentos ou Esferas – qual é o melhor? Qual roda gira mais livre?

Autor: Isaias Malta A velha polêmica cessará algum dia? O certo é que as bikes mais sofisticadas (caras) vêm com os tais “sealed bearings” (rolamentos selados) e aquelas abaixo de 5k vêm equipadas com anéis de esferas alojados em cones (cup and cone hub). Então, aparentemente só há argumentos bons em relação aos rolamentos e merda em cima das esferas? Errado! O melhor então seria reformular a pergunta: qual é o melhor, um cubo com rolamentos mais ou menos ou um cubo de esferas/cone de alta qualidade? Também é verdade que há por aí bikes meia boca com rolamentos chineses cujas rodas parece que giram com areia dentro. Se é verdade é que as pessoas têm problemas nos dois mundos, então vamos colocar alguns argumentos que pesam do lado das rejeitadas esferas. Aliás, a minha GT Zaskar 27.5 Sport está na faixa de preço que não comporta rolamentos, mesmo assim as rodas giram com uma liberdade absurda! E ainda melhor, sem produzir ruído algum, digamos assim, o característico zunido dos r...

Cubos rolamentados ou com esferas soltas, qual é o melhor?

Autor: Isaias Malta Essa questão dificilmente pode ser definida de maneira simples, pois se afirmarmos que as bicicletas mais sofisticadas vêm com rolamentos e as mais baratas vêm com cubos de esferas soltas, somente estaremos focando uma parte da verdade. A verdade é que também pode haver bicicletas simples equipadas com rolamentos selados e sofisticadas equipadas com esferas soltas (a marca Shimano não trabalha com rolamentos selados). O que se lê nos fóruns é muita gente reclamando de rolamentos xing-ling que fazem barulho, não rodam bem e trancam em pouco tempo. Contudo, há outros usuários que decantam em prosa e verso as virtudes dos seus cubos de esferas e não adotam de jeito nenhum os rolamentados. Por conta da tremenda confusão reinante nesse assunto, que embaralha a cabeça dos iniciantes, coloco aqui a minha experiência, já que tive duas bicicletas, uma boa e a atual excelente, a primeira com esferas e a atual com rolamentos selados. Experiências com esferas soltas / co...

Como regular a tensão do cabo dos câmbios traseiro e dianteiro?

Autor: Isaias Malta O principiante se confunde muitas vezes com os parafusos de limites (H e L) e a tensão do cabo. Se a tensão do cabo está desregulada, um dos parafusos (ou os dois) poderá não estar atuando de forma alguma. No caso do câmbio traseiro, se o cabo estiver com tensão forte demais, as marchas tenderão a subir com grande facilidade (pular das engrenagens menores para as maiores) e a descer com dificuldade. O contrário é verdadeiro, se a tensão está fraca, as marchas tendem a descer num soco e sobem arranhando, ou algumas não sobem. Pela minha experiência e preferência, gosto da tensão dos cabos a mais folgada possível, pois a sobre tensão, além de não facilitar a subida das marchas, dificulta a descida. Como regular a tensão do cabo do câmbio traseiro no ajuste fino? É simples. Digamos que a tesão já esteja boa na ponta lá em baixo. Então, você posiciona a marcha traseira na menor engrenagem. Esta é a posição de menor tensão. Agora, gire o controle de ajuste fin...