Autor: Isaias Malta
Apesar de os entendidos conhecerem plenamente esses assuntos, o ciclista de fim de semana costuma não ter muita familiaridade com este tema.
Sabemos que vários sites explicam profundamente essas questões, por isso o objetivo deste texto se resume a definir sucintamente tais termos, de modo que se você quiser maiores esclarecimentos, poderá pesquisar fontes mais extensas.
Catraca:
Também conhecida como catraca de rosca, por ser rosqueada ao cubo traseiro, é o conjunto unificado de pinhões que definem as velocidades. A característica principal da catraca é que a própria peça contém rolamentos, portanto é mais pesada do que o cassete. Todas as bicicletas de entrada vendidas nos grandes magazines vêm com sistema de catraca, portanto, podemos concluir que ela é mais usada. Apesar de ser reconhecidamente um sistema obsoleto, o sistema de catraca continua a ser empregado em bicicletas simples por causa do seu baixo custo.
Obviamente, a catraca apresenta algumas desvantagens:
- impossibilita a customização de velocidades;
- não permite a troca de pinhões individuais;
- costuma apresentar folgas;
- tem problema de torção, ou seja, depois de algum desgaste, o conjunto de pinhões pode girar bambaleando;
- dificilmente comporta mais de 7 velocidades;
- desmontagem bem dificultosa devido ao aperto da rosca.
Cassete:
Foi a evolução natural da catraca. Trata-se de uma peça que contém apenas os pinhões que determinam as velocidades, dotada de ranhuras que encaixam no cubo. Por não ter rolamentos, é bem mais leve do que a catraca, já que o corpo das engrenagens pode ser construído com vazados.
Vantagens:
- possibilita a customização de velocidades;
- permite um grande número de velocidades, já existem cassetes de 11 velocidades, o que permite a eliminação completa do problemático trocador dianteiro e coroas adicionais.
- permite a troca de pinhões individuais em caso de desgaste prematuro de algum ou alguns deles;
- desmontagem muito mais fácil do que a catraca.
Roda livre:
No cassete, o sistema que permite o giro para trás fica localizado no cubo, onde é encaixado.
Apesar de os entendidos conhecerem plenamente esses assuntos, o ciclista de fim de semana costuma não ter muita familiaridade com este tema.
Sabemos que vários sites explicam profundamente essas questões, por isso o objetivo deste texto se resume a definir sucintamente tais termos, de modo que se você quiser maiores esclarecimentos, poderá pesquisar fontes mais extensas.
Catraca:
Também conhecida como catraca de rosca, por ser rosqueada ao cubo traseiro, é o conjunto unificado de pinhões que definem as velocidades. A característica principal da catraca é que a própria peça contém rolamentos, portanto é mais pesada do que o cassete. Todas as bicicletas de entrada vendidas nos grandes magazines vêm com sistema de catraca, portanto, podemos concluir que ela é mais usada. Apesar de ser reconhecidamente um sistema obsoleto, o sistema de catraca continua a ser empregado em bicicletas simples por causa do seu baixo custo.
Obviamente, a catraca apresenta algumas desvantagens:
- impossibilita a customização de velocidades;
- não permite a troca de pinhões individuais;
- costuma apresentar folgas;
- tem problema de torção, ou seja, depois de algum desgaste, o conjunto de pinhões pode girar bambaleando;
- dificilmente comporta mais de 7 velocidades;
- desmontagem bem dificultosa devido ao aperto da rosca.
Cassete:
Foi a evolução natural da catraca. Trata-se de uma peça que contém apenas os pinhões que determinam as velocidades, dotada de ranhuras que encaixam no cubo. Por não ter rolamentos, é bem mais leve do que a catraca, já que o corpo das engrenagens pode ser construído com vazados.
Vantagens:
- possibilita a customização de velocidades;
- permite um grande número de velocidades, já existem cassetes de 11 velocidades, o que permite a eliminação completa do problemático trocador dianteiro e coroas adicionais.
- permite a troca de pinhões individuais em caso de desgaste prematuro de algum ou alguns deles;
- desmontagem muito mais fácil do que a catraca.
Roda livre:
No cassete, o sistema que permite o giro para trás fica localizado no cubo, onde é encaixado.
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