Autor: Isaias Malta
Ao acompanharmos as queixas dos usuários nos sites de reclamações, percebemos como alguns problemas se repetem quase como se fossem numa ladainha. Então, analiso alguns tópicos principais para termos uma ideia do panorama geral.
Autonomia
Algumas marcas de bikes elétricas chegam a alardear 70 Km de autonomia! Na prática você pode fazer até mais de 100 quilômetros com uma carga, desde que ajude descomunalmente nos pedais. Agora, se você é do tipo preguiçoso, saiba que a expectativa de duração de uma bateria é manter o motor tracionando (sem ajuda nenhuma dos pedais) durante uma hora. Depois dessas informações, faça os seus cálculos e força nos pedais para fazer a coisa reder!
Penso que o melhor indicador de carga para uma bicicleta elétrica seria um cronômetro acoplado que disparasse a cada acionamento do motor. Aí teríamos um parâmetro altamente objetivo, já que os painéis com barra de leds que equipam os kits elétricos são extremamente imprecisos.
Peso
O grande problema das elétricas é o fator peso. Se você parte de uma bicicleta com quadro de de ferro, a probabilidade do peso total (depois de kit elétrico instalado) atingir os 50 kg é muito grande. Ora, pedalar uma bicicleta de 50 kg se torna uma tarefa hercúlea, quando eventualmente acaba a carga da bateria num pedal de maior quilometragem. Por isso, antes de adquirir um modelo, pesquise bastante o peso total, porque pode ser que você precise empurrar o monstrengo ladeiras acima.
Aros e raios
O kit elétrico aumenta o peso de uma bicicleta, no mínimo uns 50%. Isso significa maior carga em cima dos aros e raios. A roda que aloja o motor, necessariamente deverá ter aro com paredes duplas e raios reforçados, para suportar o torque. Do contrário, você se verá constantemente envolvido com raios que afrouxam e aros que entortam.
Potência do motor
Um motor de 250 watts pode ser usado por usuários residentes em lugares de relevo bastante plano.
Um motor de 350 watts pode ser usado em relevos mais inclinados, contudo, o peso do piloto não deveria exceder os 70 kg, pois quanto maior o peso, maior força ele deverá exercer nos pedais para vencer ladeiras mais acentuadas.
Um motor de 500 watts consegue carregar pesos maiores, porém onera o peso total devido às dimensões mais avantajadas do conjunto motor/bateria.
Freios
No momento em que você tem uma bike de 30 kg ou mais, a importância de ter freios responsivos se torna crucial. Neste caso, para não se colocar em cheque a segurança, o ideal seria a bicicleta equipada com freios a disco hidráulicos.
Reparabilidade da bateria
Se a bateria é a alma da bike elétrica, qualquer problema que afete o seu funcionamento e duração significa desembolsar mais da metade de tudo que você pagou no equipamento. Assim, uma das reclamações mais comuns dos usuários são concernentes às baterias. Por isso, os procedimentos de uso correto da bateria devem ser seguidos à risca, tanto as de chumbo/ácido, quanto as de lítio têm suas peculiaridades e cuidados que devem ser seguidos pelos usuários que almejam prolongar o máximo possível a vida útil dos seus equipamentos.
Alguns tipos de bateria de lítio permitem que tão somente as células danificadas ou exauridas sejam substituídas, fator minimizador do custo da substituição.
Ao acompanharmos as queixas dos usuários nos sites de reclamações, percebemos como alguns problemas se repetem quase como se fossem numa ladainha. Então, analiso alguns tópicos principais para termos uma ideia do panorama geral.
Autonomia
Algumas marcas de bikes elétricas chegam a alardear 70 Km de autonomia! Na prática você pode fazer até mais de 100 quilômetros com uma carga, desde que ajude descomunalmente nos pedais. Agora, se você é do tipo preguiçoso, saiba que a expectativa de duração de uma bateria é manter o motor tracionando (sem ajuda nenhuma dos pedais) durante uma hora. Depois dessas informações, faça os seus cálculos e força nos pedais para fazer a coisa reder!
Penso que o melhor indicador de carga para uma bicicleta elétrica seria um cronômetro acoplado que disparasse a cada acionamento do motor. Aí teríamos um parâmetro altamente objetivo, já que os painéis com barra de leds que equipam os kits elétricos são extremamente imprecisos.
Peso
O grande problema das elétricas é o fator peso. Se você parte de uma bicicleta com quadro de de ferro, a probabilidade do peso total (depois de kit elétrico instalado) atingir os 50 kg é muito grande. Ora, pedalar uma bicicleta de 50 kg se torna uma tarefa hercúlea, quando eventualmente acaba a carga da bateria num pedal de maior quilometragem. Por isso, antes de adquirir um modelo, pesquise bastante o peso total, porque pode ser que você precise empurrar o monstrengo ladeiras acima.
Aros e raios
O kit elétrico aumenta o peso de uma bicicleta, no mínimo uns 50%. Isso significa maior carga em cima dos aros e raios. A roda que aloja o motor, necessariamente deverá ter aro com paredes duplas e raios reforçados, para suportar o torque. Do contrário, você se verá constantemente envolvido com raios que afrouxam e aros que entortam.
Potência do motor
Um motor de 250 watts pode ser usado por usuários residentes em lugares de relevo bastante plano.
Um motor de 350 watts pode ser usado em relevos mais inclinados, contudo, o peso do piloto não deveria exceder os 70 kg, pois quanto maior o peso, maior força ele deverá exercer nos pedais para vencer ladeiras mais acentuadas.
Um motor de 500 watts consegue carregar pesos maiores, porém onera o peso total devido às dimensões mais avantajadas do conjunto motor/bateria.
Freios
No momento em que você tem uma bike de 30 kg ou mais, a importância de ter freios responsivos se torna crucial. Neste caso, para não se colocar em cheque a segurança, o ideal seria a bicicleta equipada com freios a disco hidráulicos.
Reparabilidade da bateria
Se a bateria é a alma da bike elétrica, qualquer problema que afete o seu funcionamento e duração significa desembolsar mais da metade de tudo que você pagou no equipamento. Assim, uma das reclamações mais comuns dos usuários são concernentes às baterias. Por isso, os procedimentos de uso correto da bateria devem ser seguidos à risca, tanto as de chumbo/ácido, quanto as de lítio têm suas peculiaridades e cuidados que devem ser seguidos pelos usuários que almejam prolongar o máximo possível a vida útil dos seus equipamentos.
Alguns tipos de bateria de lítio permitem que tão somente as células danificadas ou exauridas sejam substituídas, fator minimizador do custo da substituição.
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