Autor: Isaias Malta
Desde que comprei a Mountain Bike há 2 meses venho enfrentando alguns probleminhas com a regulagem do freio dianteiro. São duas queixas: eventualmente a corrente caia fora e a corrente raspava em um dos limites. Primeiramente a coroa saltava fora na coroa menor. Depois de nova regulagem na loja, a corrente ficou mais instável na coroa maior.
Ora, se o câmbio dianteiro é o Shimano Deore FD-616, não deveria haver problemas, não é mesmo? Entretanto, mesmo depois da revisão dos 100 km os problemas persistiam.
Então resolvi por mim mesmo regular a coisa. Obviamente, a primeira intervenção não serviu para nada, pois mexi no parafuso mais alto, e na realidade só baguncei o limite da corrente na coroa pequena. Aí resolvi pesquisar pra valer na net! Logo me deparei com o vídeo abaixo que é perfeito para a regulagem de TODOS os câmbios dianteiros Shimano. É bom dar uma olhada nas explicações por escrito: How to Adjust Shimano Mechanical Road Front Derailleurs
O resumo da ópera foi o seguinte:
Simplificadamente o ajuste do câmbio dianteiro Shimano pode ser dividido em 3 etapas.
1) Regulagem da altura da braçadeira – o braço deve ficar de 1 a 3 mm da corrente. O meu estava certo, então não precisei mexer.
2) Regulagem do ângulo do braço – ele deve ficar perfeitamente paralelo em relação à coroa maior – isso o mecânico da loja deixou escapar desde a montagem, regulagem posterior e regulagem na 1ª revisão (após uso) estipulada pela fábrica. O meu câmbio estava posicionado ligeiramente torto, fato que fazia a corrente roçar no braço em uma das extremidades. Na última regulagem na loja, eu tinha pedido para eles liberarem a extremidade da marcha mais leve, portanto, a corrente ficou roçando nas 2 marchas mais pesadas.
3) Regulagem dos parafusos de limites conjuntamente com a tensão do cabo. A localização dos parafusos limitadores é padrão nos câmbios Shimano: o mais alto (próximo ao quadro) é o L (coroa menor) e o outro é o H (coroa maior).
Só tem um detalhe, esses parafusos só vão atuar se o cabo estiver corretamente tensionado, ou seja, o ajuste tem que ir sendo feito ora um ora noutro até encontrar a posição certa em que a corrente fica próxima ao braço sem tocá-lo, porque de outra forma corre-se o risco de deixar o parafuso limitador no ar, sem nenhuma atuação.
Normalmente, o ajuste da tensão não precisa ser feito diretamente no parafuso de engate do cabo. Basta acionar o ajuste fino localizado no próprio câmbio, ou no trocador no guidão, ou numa rodinha localizada em alguma parte ao longo do cabo, dependendo da bike.
Na verdade, a regulagem da tensão do cabo é até mais importante e crítica do que a regulagem dos parafusos limitadores. Se as marchas não estão passando bem, tanto para cima, quanto para baixo, provavelmente um ajuste fino da tensão do cabo basta para tornar as trocas mais suaves, sem raspar e patinar.
Desde que comprei a Mountain Bike há 2 meses venho enfrentando alguns probleminhas com a regulagem do freio dianteiro. São duas queixas: eventualmente a corrente caia fora e a corrente raspava em um dos limites. Primeiramente a coroa saltava fora na coroa menor. Depois de nova regulagem na loja, a corrente ficou mais instável na coroa maior.
Ora, se o câmbio dianteiro é o Shimano Deore FD-616, não deveria haver problemas, não é mesmo? Entretanto, mesmo depois da revisão dos 100 km os problemas persistiam.
Então resolvi por mim mesmo regular a coisa. Obviamente, a primeira intervenção não serviu para nada, pois mexi no parafuso mais alto, e na realidade só baguncei o limite da corrente na coroa pequena. Aí resolvi pesquisar pra valer na net! Logo me deparei com o vídeo abaixo que é perfeito para a regulagem de TODOS os câmbios dianteiros Shimano. É bom dar uma olhada nas explicações por escrito: How to Adjust Shimano Mechanical Road Front Derailleurs
O resumo da ópera foi o seguinte:
Simplificadamente o ajuste do câmbio dianteiro Shimano pode ser dividido em 3 etapas.
1) Regulagem da altura da braçadeira – o braço deve ficar de 1 a 3 mm da corrente. O meu estava certo, então não precisei mexer.
2) Regulagem do ângulo do braço – ele deve ficar perfeitamente paralelo em relação à coroa maior – isso o mecânico da loja deixou escapar desde a montagem, regulagem posterior e regulagem na 1ª revisão (após uso) estipulada pela fábrica. O meu câmbio estava posicionado ligeiramente torto, fato que fazia a corrente roçar no braço em uma das extremidades. Na última regulagem na loja, eu tinha pedido para eles liberarem a extremidade da marcha mais leve, portanto, a corrente ficou roçando nas 2 marchas mais pesadas.
3) Regulagem dos parafusos de limites conjuntamente com a tensão do cabo. A localização dos parafusos limitadores é padrão nos câmbios Shimano: o mais alto (próximo ao quadro) é o L (coroa menor) e o outro é o H (coroa maior).
Só tem um detalhe, esses parafusos só vão atuar se o cabo estiver corretamente tensionado, ou seja, o ajuste tem que ir sendo feito ora um ora noutro até encontrar a posição certa em que a corrente fica próxima ao braço sem tocá-lo, porque de outra forma corre-se o risco de deixar o parafuso limitador no ar, sem nenhuma atuação.
Normalmente, o ajuste da tensão não precisa ser feito diretamente no parafuso de engate do cabo. Basta acionar o ajuste fino localizado no próprio câmbio, ou no trocador no guidão, ou numa rodinha localizada em alguma parte ao longo do cabo, dependendo da bike.
Na verdade, a regulagem da tensão do cabo é até mais importante e crítica do que a regulagem dos parafusos limitadores. Se as marchas não estão passando bem, tanto para cima, quanto para baixo, provavelmente um ajuste fino da tensão do cabo basta para tornar as trocas mais suaves, sem raspar e patinar.
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