Autor: Isaias Malta
Os vendedores alardeiam facilmente autonomia de 40 Km. Isso só não é deslavada mentira, porque você pode realmente espichar a autonomia da sua bateria compensando bravamente com a força dos pedais.
Mas o que nos interessa é a coisa preto no branco, a verdadeira duração da bateria em condições normais de uso, digamos assim, em aclives bastante acentuados.
Neste site encontramos a seguinte fórmula para calcularmos a duração da bateria em quilômetros:
36v-10ah motor: 350 W velocidade: 25km/h 36 x 10 x 25 / 350 = 25,7 km
Essa fórmula já corta pela metade a autonomia anunciada pelas revendas de bikes elétricas. Só que tem um detalhe: a fórmula só funciona para valer no plano e em movimento contínuo. Ora, tal cálculo também é fantasioso, uma vez que as condições normais interpõem freadas, paradas, retomadas, etc.
Felizmente, apareceu um VENDEDOR HONESTO (isso existe!!!) que admite a VERDADEIRA duração da bateria de lítio em pauta. Nos comentários no Mercado Livre sobre a sua E-Bike anunciada, ele responde categoricamente a uma pergunta feita por um usuário: “A autonomia é de aproximadamente 15 km, pois para motor de 350 watts com bateria de 36 volts 10 Ah é esta autonomia, para todos as marcas de bicicletas, pois se apresentarem autonomia diferente com o mesmo watts e amperagem com a mesma configuração da bicicleta elétrica anunciada, não é real, pois tem uma tabela de autonomia que leva em consideração o peso da bicicleta e do condutor, potência do motor e amperagem/voltagem”.
Isso traduzido em miúdos, pode-se dizer que dá cerca de 1 hora de motor ligado.
Parece pouco? Até que não, se você levar em conta que uma bicicleta elétrica com motor abaixo de 1000 watts não pode ser tratada de jeito nenhum como uma scooter elétrica, em que o sujeito senta, liga e sai acelerando sem realizar esforço algum.
Logo, o quanto uma E-Bike andará com uma carga de bateria é diretamente proporcional à forma física do piloto. Isto quer dizer, que quanto mais o ciclista ajudar nos pedais, maior autonomia conseguirá, quem sabe, até os almejados 40 Km anunciados pelos vendedores e talvez até muito mais!
Para fazer render a bateria, há é claro vários pulos-do-gato, tais como jamais arrancar (tirar da inércia) a bicicleta no motor e sim no pedal. Esse e outros truques veremos nos próximos posts. Aguardem!
Os vendedores alardeiam facilmente autonomia de 40 Km. Isso só não é deslavada mentira, porque você pode realmente espichar a autonomia da sua bateria compensando bravamente com a força dos pedais.
Mas o que nos interessa é a coisa preto no branco, a verdadeira duração da bateria em condições normais de uso, digamos assim, em aclives bastante acentuados.
Neste site encontramos a seguinte fórmula para calcularmos a duração da bateria em quilômetros:
36v-10ah motor: 350 W velocidade: 25km/h 36 x 10 x 25 / 350 = 25,7 km
Essa fórmula já corta pela metade a autonomia anunciada pelas revendas de bikes elétricas. Só que tem um detalhe: a fórmula só funciona para valer no plano e em movimento contínuo. Ora, tal cálculo também é fantasioso, uma vez que as condições normais interpõem freadas, paradas, retomadas, etc.
Felizmente, apareceu um VENDEDOR HONESTO (isso existe!!!) que admite a VERDADEIRA duração da bateria de lítio em pauta. Nos comentários no Mercado Livre sobre a sua E-Bike anunciada, ele responde categoricamente a uma pergunta feita por um usuário: “A autonomia é de aproximadamente 15 km, pois para motor de 350 watts com bateria de 36 volts 10 Ah é esta autonomia, para todos as marcas de bicicletas, pois se apresentarem autonomia diferente com o mesmo watts e amperagem com a mesma configuração da bicicleta elétrica anunciada, não é real, pois tem uma tabela de autonomia que leva em consideração o peso da bicicleta e do condutor, potência do motor e amperagem/voltagem”.
Isso traduzido em miúdos, pode-se dizer que dá cerca de 1 hora de motor ligado.
Parece pouco? Até que não, se você levar em conta que uma bicicleta elétrica com motor abaixo de 1000 watts não pode ser tratada de jeito nenhum como uma scooter elétrica, em que o sujeito senta, liga e sai acelerando sem realizar esforço algum.
Logo, o quanto uma E-Bike andará com uma carga de bateria é diretamente proporcional à forma física do piloto. Isto quer dizer, que quanto mais o ciclista ajudar nos pedais, maior autonomia conseguirá, quem sabe, até os almejados 40 Km anunciados pelos vendedores e talvez até muito mais!
Para fazer render a bateria, há é claro vários pulos-do-gato, tais como jamais arrancar (tirar da inércia) a bicicleta no motor e sim no pedal. Esse e outros truques veremos nos próximos posts. Aguardem!
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