Autor: Isaias Malta
Sabidamente as mulheres têm mais dificuldade para exercer força de longa duração, apesar da sua incrível resistência muscular. Logo, numa cidade serrana cheia de aclives e declives, transpor as barreiras do relevo é fator impeditivo para as mulheres desfrutarem dos efeitos benéficos da bicicleta.
A história da minha esposa começa desse jeito, da impossibilidade de ter uma bike por causa das subidas intransponíveis. Até que soubemos dos kits elétricos e o mecanismo de ajuda à força dos pedais, sem que a coisa toda se transforme numa motinho elétrica.
A escolha da bicicleta foi o primeiro drama, pois a pouca altura da Gladis inviabilizava o aro 26”. Então, decidimos por uma de aro 24”, que tinha de ser necessariamente algo que se aparentasse com uma mountain bike, devido ao relevo desgraçado daqui. Vimos uma oferta tentadora nas Americanas de uma Caloi Wild 24 e encomendamos.
Começava assim a história através da escolha da bicicleta, propositalmente equipada com quadro de alumínio, para que não ficasse muito pesada quando o kit elétrico fosse instalado. Agora faltava o 2º capítulo, qual kit escolher?
Depois de muita pesquisa e comentários de usuários publicados em fóruns, acabamos nos decidindo pelo kit de 350 W da Bike Brasileira. Rolou toda uma negociação para conseguirmos que viesse o motor já instalado no aro 24”, uma vez que o padrão é aro 26”.
Uma vez chegado o kit, me dei conta que eu não dispunha de cacife técnico suficiente para me meter a fazer todas as adaptações necessárias para fazer caber o kit numa bicicleta diminuta destinada a crianças de 8 a 10 anos.
Felizmente, acabei encontrado na minha cidade um bicicletário que tem uma e-bike que ele próprio fez a adaptação:
Bava Bikes – Bento Gonçalves – RS fone: 54-30553068
Conversa vai, conversa vem, depois de algumas comprinhas e o aumento da confiança, o sujeito aceitou fazer a conversão. Como a encomenda era de natureza completamente atípica, o mecânico foi fazendo aos poucos, uma parte em casa, a exemplo do bagageiro que teve de ser adaptado para suportar a bateria, devido à inexistência de espaço no quadro. A história da instalação levou umas 3 semanas.
Através das imagens, discorro sobre alguns aspectos dessa adaptação do kit elétrico parcial para bicicleta:
Aspecto geral da bicicleta antes da instalação do kit elétrico:
Visão da bike com o kit:
Bagageiro – o mecânico pegou um bagageiro padrão para aro 26”, reduziu as hastes de sustentação e modificou os suportes dos parafusos, tudo para que o conjunto aguentasse com folga o peso da bateria de lítio e o módulo de comando. A solução do bagageiro trouxe uma vantagem, melhor distribuição de peso.
Interruptor do motor – originalmente, o kit vem com 2 interruptores interligados às manoplas de veio (incluídas no kit). Contudo, a instalação das manoplas implica na substituição das originais Shimano e na inviabilização dos trocadores de marchas. Devido à essa complicação, optamos em não instalar os interruptores. Todavia, já no primeiro passeio a Gladis constatou a falta que faz um interruptor de motor nos momentos em que a bicicleta é propulsionada apenas com a força dos pés.
Assim, instalei um interruptor que pode ser rapidamente acessado nos casos de frenagens, troca de marchas, paradas, descidas, terrenos planos, etc.
Acelerador – optamos em não instalar o acelerador, como forma de dar um incentivo a mais para a ciclista nunca relegar o ato de pedalar. Tal decisão se justifica inclusive porque nas rampas realmente fortes, o motor de 350 W não dá conta sozinho, portanto, a ajuda do pedal é sempre necessária.
Eixo do movimento central – o mecânico precisou trocar o eixo do movimento central por um mais alongado para possibilitar a instalação do sensor PEDELEC (pedalada assistida).
Modificação do garfo dianteiro – foi necessário limar as gancheiras dianteiras para abrigar o eixo do motor, de diâmetro maior do que o eixo da roda original
Fixação do módulo – tenha em mente de que você não vai querer o módulo muito preso, de forma que qualquer manutenção se torne um pesadelo. E também o módulo não cabe em qualquer lugar devido à limitação dos fios, principalmente do sensor que vai na pedivela. Assim, optei por fixar o módulo com duas tiras de borracha, que podem ser facilmente desamarradas para manutenção.
Fixação do módulo vista por baixo:
Peso da bicicleta antes da instalação do Kit: 14,8 Kg
Peso da bicicleta depois do Kit Elétrico instalado mais a bateria de lítio: 20 Kg
Como se pode notar, o Kit não onera muito o peso final.
Sabidamente as mulheres têm mais dificuldade para exercer força de longa duração, apesar da sua incrível resistência muscular. Logo, numa cidade serrana cheia de aclives e declives, transpor as barreiras do relevo é fator impeditivo para as mulheres desfrutarem dos efeitos benéficos da bicicleta.
A história da minha esposa começa desse jeito, da impossibilidade de ter uma bike por causa das subidas intransponíveis. Até que soubemos dos kits elétricos e o mecanismo de ajuda à força dos pedais, sem que a coisa toda se transforme numa motinho elétrica.
A escolha da bicicleta foi o primeiro drama, pois a pouca altura da Gladis inviabilizava o aro 26”. Então, decidimos por uma de aro 24”, que tinha de ser necessariamente algo que se aparentasse com uma mountain bike, devido ao relevo desgraçado daqui. Vimos uma oferta tentadora nas Americanas de uma Caloi Wild 24 e encomendamos.
Começava assim a história através da escolha da bicicleta, propositalmente equipada com quadro de alumínio, para que não ficasse muito pesada quando o kit elétrico fosse instalado. Agora faltava o 2º capítulo, qual kit escolher?
Depois de muita pesquisa e comentários de usuários publicados em fóruns, acabamos nos decidindo pelo kit de 350 W da Bike Brasileira. Rolou toda uma negociação para conseguirmos que viesse o motor já instalado no aro 24”, uma vez que o padrão é aro 26”.
Uma vez chegado o kit, me dei conta que eu não dispunha de cacife técnico suficiente para me meter a fazer todas as adaptações necessárias para fazer caber o kit numa bicicleta diminuta destinada a crianças de 8 a 10 anos.
Felizmente, acabei encontrado na minha cidade um bicicletário que tem uma e-bike que ele próprio fez a adaptação:
Bava Bikes – Bento Gonçalves – RS fone: 54-30553068
Conversa vai, conversa vem, depois de algumas comprinhas e o aumento da confiança, o sujeito aceitou fazer a conversão. Como a encomenda era de natureza completamente atípica, o mecânico foi fazendo aos poucos, uma parte em casa, a exemplo do bagageiro que teve de ser adaptado para suportar a bateria, devido à inexistência de espaço no quadro. A história da instalação levou umas 3 semanas.
Através das imagens, discorro sobre alguns aspectos dessa adaptação do kit elétrico parcial para bicicleta:
Aspecto geral da bicicleta antes da instalação do kit elétrico:
Visão da bike com o kit:
Bagageiro – o mecânico pegou um bagageiro padrão para aro 26”, reduziu as hastes de sustentação e modificou os suportes dos parafusos, tudo para que o conjunto aguentasse com folga o peso da bateria de lítio e o módulo de comando. A solução do bagageiro trouxe uma vantagem, melhor distribuição de peso.
Interruptor do motor – originalmente, o kit vem com 2 interruptores interligados às manoplas de veio (incluídas no kit). Contudo, a instalação das manoplas implica na substituição das originais Shimano e na inviabilização dos trocadores de marchas. Devido à essa complicação, optamos em não instalar os interruptores. Todavia, já no primeiro passeio a Gladis constatou a falta que faz um interruptor de motor nos momentos em que a bicicleta é propulsionada apenas com a força dos pés.
Assim, instalei um interruptor que pode ser rapidamente acessado nos casos de frenagens, troca de marchas, paradas, descidas, terrenos planos, etc.
Acelerador – optamos em não instalar o acelerador, como forma de dar um incentivo a mais para a ciclista nunca relegar o ato de pedalar. Tal decisão se justifica inclusive porque nas rampas realmente fortes, o motor de 350 W não dá conta sozinho, portanto, a ajuda do pedal é sempre necessária.
Eixo do movimento central – o mecânico precisou trocar o eixo do movimento central por um mais alongado para possibilitar a instalação do sensor PEDELEC (pedalada assistida).
Modificação do garfo dianteiro – foi necessário limar as gancheiras dianteiras para abrigar o eixo do motor, de diâmetro maior do que o eixo da roda original
Fixação do módulo – tenha em mente de que você não vai querer o módulo muito preso, de forma que qualquer manutenção se torne um pesadelo. E também o módulo não cabe em qualquer lugar devido à limitação dos fios, principalmente do sensor que vai na pedivela. Assim, optei por fixar o módulo com duas tiras de borracha, que podem ser facilmente desamarradas para manutenção.
Fixação do módulo vista por baixo:
Peso da bicicleta antes da instalação do Kit: 14,8 Kg
Peso da bicicleta depois do Kit Elétrico instalado mais a bateria de lítio: 20 Kg
Como se pode notar, o Kit não onera muito o peso final.
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