Autor: Isaias Malta
A vida de ciclista é puxada, mas é divertida! Temos que fazer manutenção na estrada, senão nos toca empurrar a nossa querida magrela por inúmeros kms. Portanto, temos que carregar as ferramentas, reparos e peças de reposição em campo, apesar do fato de que cada grama pesa na hora das subidas. Cada um de nós é praticamente obrigado a se tornar mais ou menos mecânico de bicicleta, porque, como uma bike é quase uma peça de relojoaria devido às muitas peças móveis e ajustes, só o dono consegue afinar ao seu gosto todo o conjunto.
Logo, uma bicicleta certamente exige cuidados permanentes, regulagens, verificações, para não perder a confiabilidade. Por isso, preparei um checklist que fazemos ou deveríamos fazer
1 - Folgas nos Raios – ao menos uma vez por mês é bom verificar a tensão de cada raio para saber se não há algum frouxo. Isso é bem como acontecer, devido à buraqueira das estradas, ou à rusticidade das trilhas.
2 - Alinhamento dos aros – visualmente é possível revisar se o aro está torto. Se você tem um alinhador em casa, tudo bem, senão, é melhor levar a magrela ao bicicletário.
3 - Calibragem dos pneus – pneus bastante cheios são bons para asfalto, mas ruins para buraqueiras e vice-versa. A pressão correta dos pneus depende do uso que você tem em mente, mas nunca abaixo do mínimo aceitável, nem além do máximo PSI especificado no corpo do pneu.
4 - Câmbio – tanto o traseiro, quanto o dianteiro devem ser uma preocupação constante do ciclista. Qualquer sinal de marcha arranhando significa câmbio desalinhado e/ou tensão do cabo desajustada. Corrente saltando fora do cassete ou das coroas, significa desajuste dos parafusos limitadores.
Como regular o câmbio dianteiro Shimano?
5 - Freios – a atenção constante aos freios é norma de segurança básica! Sempre é bom dar uma testada no início do pedal. Na chegada também é interessante dar uma inspecionada visual no sistema de freios.
Como eliminar ruídos do freio a disco
Uma amostra do que acontece quando ocorre uma falha completa num dos freios:
6 - Blocagem – é um procedimento recomendável testar eventualmente a pressão das alavancas de blocagem.
Os 10 mandamentos da Blocagem
7 - Sujeira no canote – na medida em que entra poeira e barro no orifício da blocagem do canote, você começa a ouvir estalidos que se espalham pelo quadro. Por isso, é recomendável tirar o canote, limpar tanto o tubo, quanto a cavidade no quadro e lubrificar. Para minimizar este problema, alguns sujeitos envolvem a junção com uma borracha de proteção.
Como eliminar estalos no canote
Limpar e lubrificar o canote
8 - Quadro – é importantíssima uma verificação visual periódica no quadro em busca de alguma trinca ou rachadura. Diante de estalos estranhos, é recomendável primeiro descartar algum comprometimento no quadro.
9 - Folgas nas rodas, movimento central, caixa de direção – não custa de vez em quando checar as rodas e caixa de direção para ver se está tudo ok.
10 - Folga nos eixos dos pedais – um pedal que se solta abruptamente pode machucar, portanto, não custa nada dar uma verificada eventual na fixação.
11 - Estado dos conduítes/cabos – cabos em mau estado, enferrujados, frouxos, apertados demais ou sem lubrificação são causa certa de mau funcionamento do freio e câmbio.
12 - Limpeza da transmissão – importantíssimo limpar frequentemente a corrente, cassete e coroas. Não adianta o camarada tão somente jogar óleo em cima da sujeira!
13 - Lubrificação – há várias partes da bike que precisam ser lubrificadas, trocadores de marchas, cabeamento, corrente, etc. Logicamente, nas revisões na oficina a graxa dos cubos, movimento central e caixa de direção deve ser necessariamente verificada e/ou trocada.
O que é Lubrificação Seca e Úmida da corrente de bike?
14 - Check de corrente/cassete/coroas – obviamente, se são itens submetidos a contínuo atrito, seu nível de desgaste deve ser periodicamente checado.
A vida de ciclista é puxada, mas é divertida! Temos que fazer manutenção na estrada, senão nos toca empurrar a nossa querida magrela por inúmeros kms. Portanto, temos que carregar as ferramentas, reparos e peças de reposição em campo, apesar do fato de que cada grama pesa na hora das subidas. Cada um de nós é praticamente obrigado a se tornar mais ou menos mecânico de bicicleta, porque, como uma bike é quase uma peça de relojoaria devido às muitas peças móveis e ajustes, só o dono consegue afinar ao seu gosto todo o conjunto.
Logo, uma bicicleta certamente exige cuidados permanentes, regulagens, verificações, para não perder a confiabilidade. Por isso, preparei um checklist que fazemos ou deveríamos fazer
1 - Folgas nos Raios – ao menos uma vez por mês é bom verificar a tensão de cada raio para saber se não há algum frouxo. Isso é bem como acontecer, devido à buraqueira das estradas, ou à rusticidade das trilhas.
2 - Alinhamento dos aros – visualmente é possível revisar se o aro está torto. Se você tem um alinhador em casa, tudo bem, senão, é melhor levar a magrela ao bicicletário.
3 - Calibragem dos pneus – pneus bastante cheios são bons para asfalto, mas ruins para buraqueiras e vice-versa. A pressão correta dos pneus depende do uso que você tem em mente, mas nunca abaixo do mínimo aceitável, nem além do máximo PSI especificado no corpo do pneu.
4 - Câmbio – tanto o traseiro, quanto o dianteiro devem ser uma preocupação constante do ciclista. Qualquer sinal de marcha arranhando significa câmbio desalinhado e/ou tensão do cabo desajustada. Corrente saltando fora do cassete ou das coroas, significa desajuste dos parafusos limitadores.
Como regular o câmbio dianteiro Shimano?
5 - Freios – a atenção constante aos freios é norma de segurança básica! Sempre é bom dar uma testada no início do pedal. Na chegada também é interessante dar uma inspecionada visual no sistema de freios.
Como eliminar ruídos do freio a disco
Uma amostra do que acontece quando ocorre uma falha completa num dos freios:
6 - Blocagem – é um procedimento recomendável testar eventualmente a pressão das alavancas de blocagem.
Os 10 mandamentos da Blocagem
7 - Sujeira no canote – na medida em que entra poeira e barro no orifício da blocagem do canote, você começa a ouvir estalidos que se espalham pelo quadro. Por isso, é recomendável tirar o canote, limpar tanto o tubo, quanto a cavidade no quadro e lubrificar. Para minimizar este problema, alguns sujeitos envolvem a junção com uma borracha de proteção.
Como eliminar estalos no canote
Limpar e lubrificar o canote
8 - Quadro – é importantíssima uma verificação visual periódica no quadro em busca de alguma trinca ou rachadura. Diante de estalos estranhos, é recomendável primeiro descartar algum comprometimento no quadro.
9 - Folgas nas rodas, movimento central, caixa de direção – não custa de vez em quando checar as rodas e caixa de direção para ver se está tudo ok.
10 - Folga nos eixos dos pedais – um pedal que se solta abruptamente pode machucar, portanto, não custa nada dar uma verificada eventual na fixação.
11 - Estado dos conduítes/cabos – cabos em mau estado, enferrujados, frouxos, apertados demais ou sem lubrificação são causa certa de mau funcionamento do freio e câmbio.
12 - Limpeza da transmissão – importantíssimo limpar frequentemente a corrente, cassete e coroas. Não adianta o camarada tão somente jogar óleo em cima da sujeira!
13 - Lubrificação – há várias partes da bike que precisam ser lubrificadas, trocadores de marchas, cabeamento, corrente, etc. Logicamente, nas revisões na oficina a graxa dos cubos, movimento central e caixa de direção deve ser necessariamente verificada e/ou trocada.
O que é Lubrificação Seca e Úmida da corrente de bike?
14 - Check de corrente/cassete/coroas – obviamente, se são itens submetidos a contínuo atrito, seu nível de desgaste deve ser periodicamente checado.
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