Autor: Isaias Malta
O que você ciclista pode ter a ver com um assunto, digamos, tão físico quanto esse? Tudo! Só para resumir: todos os movimentos torcionais da que ocorrem na estrutura da sua bike te roubam energia.
As torsões ocorrem em menor ou maior grau no pedivela, movimento central, garfo dianteiro, canote, triângulo traseiro, cubos, quadro, etc. Assim como o efeito mola da suspensão, ou suspensões, rouba a energia da pedalada, as partes menos rígidas da bicicleta também drenam uma parcela da energia dispendida. Logicamente, quando há qualquer tipo de folga no conjunto, temos um incremento das forças torcionais, fato que consequentemente dissipa maior quantum de potência muscular.
Cada tipo de material possui um coeficiente de elasticidade, aço, alumínio, carbono, etc. Assim, a qualidade da estrutura e dos componentes é definidora de maior ou menor rigidez do conjunto. Logo, aqueles milhares de reais que separam as bicicletas de elite das de supermercado não se reduzem a uma questão e marca famosa, mas de anos e anos de investimento em pesquisa na busca da excelência.
Para entendermos melhor o que é a torção, ilustro com um vídeo que mostra um aparto robótico imitando um ciclista do tipo pesado e brutal. Pena que o robô não exerça também movimento de puxa-empurra sobre o canote e o guidão, aí sim seria uma bela imitação do esforço que submetemos as nossas pobres bikes!
O que você ciclista pode ter a ver com um assunto, digamos, tão físico quanto esse? Tudo! Só para resumir: todos os movimentos torcionais da que ocorrem na estrutura da sua bike te roubam energia.
As torsões ocorrem em menor ou maior grau no pedivela, movimento central, garfo dianteiro, canote, triângulo traseiro, cubos, quadro, etc. Assim como o efeito mola da suspensão, ou suspensões, rouba a energia da pedalada, as partes menos rígidas da bicicleta também drenam uma parcela da energia dispendida. Logicamente, quando há qualquer tipo de folga no conjunto, temos um incremento das forças torcionais, fato que consequentemente dissipa maior quantum de potência muscular.
Cada tipo de material possui um coeficiente de elasticidade, aço, alumínio, carbono, etc. Assim, a qualidade da estrutura e dos componentes é definidora de maior ou menor rigidez do conjunto. Logo, aqueles milhares de reais que separam as bicicletas de elite das de supermercado não se reduzem a uma questão e marca famosa, mas de anos e anos de investimento em pesquisa na busca da excelência.
Para entendermos melhor o que é a torção, ilustro com um vídeo que mostra um aparto robótico imitando um ciclista do tipo pesado e brutal. Pena que o robô não exerça também movimento de puxa-empurra sobre o canote e o guidão, aí sim seria uma bela imitação do esforço que submetemos as nossas pobres bikes!
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