Autor: Isaias Malta
Em junho deste ano comprei a minha MTB, fiz a revisão dos 100 Km e depois de um tempo da revisão, comei a notar uns estalidos que aparentemente vinham da suspensão dianteira. Levei na Bike Shop reclamando dos tais estalos e também de um comportamento estranho do freio a disco dianteiro, mas o cara não conseguiu ouvir os estalos. Lá pela 3ª andada ele finalmente detectou as pinças desalinhadas e reclamou bastante do fato de que tanto a blocagem dianteira, quanto a traseira não estavam apertadas suficientemente. Segundo ele estavam frouxas.
Com base nesta experiência, enumerei uma lista com dicas que DEVEM me nortear e também podem servir aos demais ciclistas de 1ª viagem, uma vez que se uma blocagem chega a se abrir numa descida animal ou escapa numa curva em alta velocidade, aí fica difícil de escapar do hospital.
1) Revisarás o aperto das blocagens dianteira e traseira antes de qualquer pedalada. Depois da verificação, é aconselhável verificar se a roda está bem presa na casinha dando uns socos no pneu de cima para baixo.
2) Não farás gambiarra com blocagem! Trocarás a blocagem que afrouxa recorrentemente, pois é um sinal de que já não funciona mais, ou é de má qualidade.
3) A alavanca em posição fechada não pode ficar solta do quadro, “no ar”. Quando se anda em pelotão, a roda do companheiro de trás pode enganchar na blocagem e abri-la acidentalmente, além é claro de galhos que podem se enfiar no espaço entre a alavanca e o disco.
4) Procure deixar a alavanca na posição escondida junto a algum elemento do quadro, de preferência, com a ponta inclinada para trás, nunca para a frente. Isso se justifica porque galhos e outros obstáculos tendem a se prender em qualquer gancho voltado para frente.
5) A posição da alavanca deve ser escolhida de tal forma que haja espaço para você meter os dedos no momento de abrir a alavanca.
6) Verifique a posição “totalmente aberta” das alavancas de blocagens da sua bike para ver se elas abrem além de 180 graus. Se este for o caso, numa abertura acidental, a alavanca dianteira pode penetrar numa das cavidades do disco dianteiro e provocar o travamento da roda.
As blocagens que abrem além de 180 graus foram objeto de recall por parte de várias fábricas que as utilizaram na montagem das suas bicicletas com freios a disco.
7) O aperto da alavanca deve ser realizado com a palma da mão. Aperto que se for feito só com os dedos, tem a tendência de ficar frouxo.
8) Não apertarás demasiadamente a alavanca, pois isso além de não aumentar a segurança, provoca o empenamento das roscas e pode até entortá-la.
9) Jamais se deve chegar a situação de precisar recorrer a ferramentas para apertar ou desapertar as blocagens.
10) Jamais gire a alavanca na posição “aberta” até apertar, pois dessa maneira o sistema não travará e a roda se soltará a qualquer momento.
Em junho deste ano comprei a minha MTB, fiz a revisão dos 100 Km e depois de um tempo da revisão, comei a notar uns estalidos que aparentemente vinham da suspensão dianteira. Levei na Bike Shop reclamando dos tais estalos e também de um comportamento estranho do freio a disco dianteiro, mas o cara não conseguiu ouvir os estalos. Lá pela 3ª andada ele finalmente detectou as pinças desalinhadas e reclamou bastante do fato de que tanto a blocagem dianteira, quanto a traseira não estavam apertadas suficientemente. Segundo ele estavam frouxas.
Com base nesta experiência, enumerei uma lista com dicas que DEVEM me nortear e também podem servir aos demais ciclistas de 1ª viagem, uma vez que se uma blocagem chega a se abrir numa descida animal ou escapa numa curva em alta velocidade, aí fica difícil de escapar do hospital.
1) Revisarás o aperto das blocagens dianteira e traseira antes de qualquer pedalada. Depois da verificação, é aconselhável verificar se a roda está bem presa na casinha dando uns socos no pneu de cima para baixo.
2) Não farás gambiarra com blocagem! Trocarás a blocagem que afrouxa recorrentemente, pois é um sinal de que já não funciona mais, ou é de má qualidade.
3) A alavanca em posição fechada não pode ficar solta do quadro, “no ar”. Quando se anda em pelotão, a roda do companheiro de trás pode enganchar na blocagem e abri-la acidentalmente, além é claro de galhos que podem se enfiar no espaço entre a alavanca e o disco.
4) Procure deixar a alavanca na posição escondida junto a algum elemento do quadro, de preferência, com a ponta inclinada para trás, nunca para a frente. Isso se justifica porque galhos e outros obstáculos tendem a se prender em qualquer gancho voltado para frente.
5) A posição da alavanca deve ser escolhida de tal forma que haja espaço para você meter os dedos no momento de abrir a alavanca.
6) Verifique a posição “totalmente aberta” das alavancas de blocagens da sua bike para ver se elas abrem além de 180 graus. Se este for o caso, numa abertura acidental, a alavanca dianteira pode penetrar numa das cavidades do disco dianteiro e provocar o travamento da roda.
As blocagens que abrem além de 180 graus foram objeto de recall por parte de várias fábricas que as utilizaram na montagem das suas bicicletas com freios a disco.
7) O aperto da alavanca deve ser realizado com a palma da mão. Aperto que se for feito só com os dedos, tem a tendência de ficar frouxo.
8) Não apertarás demasiadamente a alavanca, pois isso além de não aumentar a segurança, provoca o empenamento das roscas e pode até entortá-la.
9) Jamais se deve chegar a situação de precisar recorrer a ferramentas para apertar ou desapertar as blocagens.
10) Jamais gire a alavanca na posição “aberta” até apertar, pois dessa maneira o sistema não travará e a roda se soltará a qualquer momento.
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