Autor: Isaias Malta
Estava falando hoje com um dono de Bike Shop e ele me praticamente todos os interessados aparecem na loja querendo uma bicicleta 29. Só os safos, que realmente sabem o que querem, pedem especificamente o aro 27,5. Ele particularmente confessou que a sua bike é 27, ainda mais porque ele prefere o estilo mountain bike.
Certamente, o rendimento das 29 é superior nas descidas e nos retões, fator que motiva bastante aos amantes de velocidade. Contudo, quem enfrenta muitas subidas, estradas rurais, trilhas, acaba descobrindo que um aro menor é mais versátil nas terras de malboro. Melhor ainda se você usa o quadro dimensionado exatamente para a sua altura, pois o pessoal tem a tendência de usar quadros enormes – ficam praticamente boiando na bike – configuração que mina a capacidade do piloto de transferir o máximo de potência para a transmissão.
Chegando aos prós e contras, tudo depende do uso. Admitindo-se que o uso da maioria das pessoas é pouco exigente e específico, tem-se que reconhecer que um aro maior deixa tudo mais confortável, dirigibilidade mais macia, aproveita melhor a energia da pedalada, supera melhor as irregularidades do terreno, rende melhor nas descidas e planos, etc. Por isso mesmo, o badalado padrão que reunia as vantagens do tamanho 26 aos benefícios do 29 foi abandonado pela preferência da maioria para se converter em algo de nicho.
Portanto, se você continua com uma bike 27.5 não só porque ainda não teve condições de trocar, mas por escolha mesmo, tenha certeza de que faz parte da minoria que sabe o que está fazendo, sem se deixar influenciar pela coqueluche do momento.
Estava falando hoje com um dono de Bike Shop e ele me praticamente todos os interessados aparecem na loja querendo uma bicicleta 29. Só os safos, que realmente sabem o que querem, pedem especificamente o aro 27,5. Ele particularmente confessou que a sua bike é 27, ainda mais porque ele prefere o estilo mountain bike.
Certamente, o rendimento das 29 é superior nas descidas e nos retões, fator que motiva bastante aos amantes de velocidade. Contudo, quem enfrenta muitas subidas, estradas rurais, trilhas, acaba descobrindo que um aro menor é mais versátil nas terras de malboro. Melhor ainda se você usa o quadro dimensionado exatamente para a sua altura, pois o pessoal tem a tendência de usar quadros enormes – ficam praticamente boiando na bike – configuração que mina a capacidade do piloto de transferir o máximo de potência para a transmissão.
Chegando aos prós e contras, tudo depende do uso. Admitindo-se que o uso da maioria das pessoas é pouco exigente e específico, tem-se que reconhecer que um aro maior deixa tudo mais confortável, dirigibilidade mais macia, aproveita melhor a energia da pedalada, supera melhor as irregularidades do terreno, rende melhor nas descidas e planos, etc. Por isso mesmo, o badalado padrão que reunia as vantagens do tamanho 26 aos benefícios do 29 foi abandonado pela preferência da maioria para se converter em algo de nicho.
Portanto, se você continua com uma bike 27.5 não só porque ainda não teve condições de trocar, mas por escolha mesmo, tenha certeza de que faz parte da minoria que sabe o que está fazendo, sem se deixar influenciar pela coqueluche do momento.
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