Autor: Isaias Malta
Acabei indo bicicletário onde comprei a bicicleta para reclamar de uns estalos que eu percebia vindo provavelmente da caixa de direção ou da suspensão dianteira. Também apontei um som estranho no freio a disco dianteiro, quando bastante exigido em ladeiras íngremes.
O dono da loja andou umas 3 vezes com a bike, mas não constatou os estalos por mim alegados. Conferiu o aperto da mesa, da blocagem do canote, não havia nenhuma folga na caixa de direção. Porém, ele constatou que ambas as blocagens das rodas estavam frouxas, inclusive o eixo dianteiro estava posicionado “fora da casinha” (cavidade feita especificamente na gancheira para alojar eixo com blocagem).
Na última andada, o técnico constatou numa curva que havia de algo errado nas pinças do disco do freio dianteiro. Segundo ele, as pinças estavam desalinhadas e isso provocava os estalidos que eu ouvia em terrenos irregulares. Ora, eu havia posicionado a roda fora da casinha justamente porque era a posição em que o disco girava mais livremente, fato atestador da inoperância do mecânico (já demitido quando compareci na loja) por ocasião da revisão dos 100 Km, ele negligenciou a verificação do freio dianteiro.
O resultado foi que os estalidos sumiram, prova de que estalos podem vir de qualquer lugar nesses quadros de alumínio, pois amplificam as vibrações de modo incrível! Infelizmente, quase sempre somente o dono da bicicleta percebe quaisquer estalos, já que dificilmente outra pessoa que não tenha feito aquele pedaço de coisa querida como sua 2ª pele/esqueleto, ouve os sinais sutis de que algo não está certo.
Acabei indo bicicletário onde comprei a bicicleta para reclamar de uns estalos que eu percebia vindo provavelmente da caixa de direção ou da suspensão dianteira. Também apontei um som estranho no freio a disco dianteiro, quando bastante exigido em ladeiras íngremes.
O dono da loja andou umas 3 vezes com a bike, mas não constatou os estalos por mim alegados. Conferiu o aperto da mesa, da blocagem do canote, não havia nenhuma folga na caixa de direção. Porém, ele constatou que ambas as blocagens das rodas estavam frouxas, inclusive o eixo dianteiro estava posicionado “fora da casinha” (cavidade feita especificamente na gancheira para alojar eixo com blocagem).
Na última andada, o técnico constatou numa curva que havia de algo errado nas pinças do disco do freio dianteiro. Segundo ele, as pinças estavam desalinhadas e isso provocava os estalidos que eu ouvia em terrenos irregulares. Ora, eu havia posicionado a roda fora da casinha justamente porque era a posição em que o disco girava mais livremente, fato atestador da inoperância do mecânico (já demitido quando compareci na loja) por ocasião da revisão dos 100 Km, ele negligenciou a verificação do freio dianteiro.
O resultado foi que os estalidos sumiram, prova de que estalos podem vir de qualquer lugar nesses quadros de alumínio, pois amplificam as vibrações de modo incrível! Infelizmente, quase sempre somente o dono da bicicleta percebe quaisquer estalos, já que dificilmente outra pessoa que não tenha feito aquele pedaço de coisa querida como sua 2ª pele/esqueleto, ouve os sinais sutis de que algo não está certo.
Comentários
Postar um comentário