Pular para o conteúdo principal

Como evitar a desregulagem do câmbio da bicicleta? Evitando as marchas cruzadas!

Autor:
Como evitar a desregulagem do câmbio da bicicleta? Evitando as marchas cruzadas!

Se você é um dos que, como eu, não tem bufunfa para bancar um câmbio Shimano com nome do tipo Altus, Acera, Alivio, Deore, etc, então tem que tratar bem o seu “sem nome” que vem equipando uma Caloi qualquer dessas da vida comprada nas Americanas.

Como os câmbios SIS, TZ, Tourney, são reconhecidamente frágeis e instáveis, a forma da pilotagem prolongará ou encurtará a regulagem. Descobri isso na prática nas minhas 2 primeiras semanas de pedal numa Caloi T-Type. A cada saída, eu acabava perdendo as duas marchas mais leves. O problema é que na minha cidade, por ser muito acidentada, usa-se muito as marchas de tração.

E o problema é que eu, por ignorância, trocava as marchas “a la loca”, sem nenhuma noção. Tanto é que quando fui na loja onde comprei a bike, o técnico disse que inclusive o câmbio estava torto. Ora, em se tratando do famigerado Shimano TZ-31, flexível como uma folha de papel, não é nada difícil entortá-lo usando na subida os pinhões 1 e 2 na coroa 2. A má pilotagem resultou em desalinhamento do câmbio, que causava trancos (por deslizamento da corrente nas engrenagens) nos trechos mais íngremes das subidas.

Um dia após a regulagem na loja, lá estável à baila com o mesmo problema, talvez até pior do que antes. Então resolvi pesquisar o assunto sequência de marchas na bicicleta e me surpreendi o quanto estava fazendo tudo errado. Doravante, tenho aplicado o esquema abaixo, que compilei de 2 sites (* links abaixo do texto). Um esquema versa sobre um câmbio de 21 marchas e outro de 24. Então, uni as boas ideias dos dois e montei o meu próprio esquema que, em última análise, reduz as tais 21 marchas a 9 realmente utilizáveis, sem forçar o frágil conjunto que equipa a minha bicicleta.

Depois de vários pedais, atesto que a coisa funciona pra valer! Antes de aplicar os novos conhecimentos, eu mesmo desentortei e regulei o meu câmbio e, desta vez, não botei para quebrar! Para os possuidores de bikes de baixo preço, que é a maioria dos ciclistas, aqui vai o esquema para ter o seu câmbio murrinha funcionando durante muito tempo sem dar dor de cabeça:

*
http://vadebike.org/2006/08/a-ordem-correta-da-passagem/
http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta.php?como_passar_marcha&id=3061

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cubos com Rolamentos ou Esferas – qual é o melhor? Qual roda gira mais livre?

Autor: Isaias Malta A velha polêmica cessará algum dia? O certo é que as bikes mais sofisticadas (caras) vêm com os tais “sealed bearings” (rolamentos selados) e aquelas abaixo de 5k vêm equipadas com anéis de esferas alojados em cones (cup and cone hub). Então, aparentemente só há argumentos bons em relação aos rolamentos e merda em cima das esferas? Errado! O melhor então seria reformular a pergunta: qual é o melhor, um cubo com rolamentos mais ou menos ou um cubo de esferas/cone de alta qualidade? Também é verdade que há por aí bikes meia boca com rolamentos chineses cujas rodas parece que giram com areia dentro. Se é verdade é que as pessoas têm problemas nos dois mundos, então vamos colocar alguns argumentos que pesam do lado das rejeitadas esferas. Aliás, a minha GT Zaskar 27.5 Sport está na faixa de preço que não comporta rolamentos, mesmo assim as rodas giram com uma liberdade absurda! E ainda melhor, sem produzir ruído algum, digamos assim, o característico zunido dos r...

Cubos rolamentados ou com esferas soltas, qual é o melhor?

Autor: Isaias Malta Essa questão dificilmente pode ser definida de maneira simples, pois se afirmarmos que as bicicletas mais sofisticadas vêm com rolamentos e as mais baratas vêm com cubos de esferas soltas, somente estaremos focando uma parte da verdade. A verdade é que também pode haver bicicletas simples equipadas com rolamentos selados e sofisticadas equipadas com esferas soltas (a marca Shimano não trabalha com rolamentos selados). O que se lê nos fóruns é muita gente reclamando de rolamentos xing-ling que fazem barulho, não rodam bem e trancam em pouco tempo. Contudo, há outros usuários que decantam em prosa e verso as virtudes dos seus cubos de esferas e não adotam de jeito nenhum os rolamentados. Por conta da tremenda confusão reinante nesse assunto, que embaralha a cabeça dos iniciantes, coloco aqui a minha experiência, já que tive duas bicicletas, uma boa e a atual excelente, a primeira com esferas e a atual com rolamentos selados. Experiências com esferas soltas / co...

Galeria de selins sem nariz que salvam a vida sexual do(a) ciclista

Autor: Isaias Malta Os especialistas em saúde sexual masculina afirmam que os ciclistas se divide em 2 grupos: dos que estão impotentes sexuais e o dos que ficarão. E a explicação para essa tragédia é que os selins tradicionais jogam 25% do peso corporal sobre a região do períneo, onde ficam a próstata, a raiz do pênis, e artérias responsáveis pela irrigação do órgão sexual. Assim, uma atividade física, a princípio valiosíssima, pode vir a ser causa de problemas graves de saúde. As mulheres também têm seus percalços, uma vez que sofrem dores devido à constante pressão exercida contra a sua genitália pelo bico dos selins tradicionais. Homens com hipertrofia da próstata se encontram completamente alijados do ciclismo, se não buscarem soluções alternativas de assentos. Ciclistas que sofrem sensação de dormência depois de pedais longos devem abandonar inteiramente a concepção de que “ainda não se acostumaram” aos seus selins caros, bonitos e de marcas famosas. O corpo humano não foi ...